C?ndido Tostes

Por


C?ndido Tostes
Teoria, pr?tica e pesquisa no Curso T?cnico em Latic?nios

Fl?via Machado
21/02/02

J? pensou em ser um especialista em leite e derivados? Nada mal para um setor que sempre teve espa?o garantido no mercado. E cresce a cada dia que passa. Basta dar uma olhada nas g?ndolas dos supermercados para tirar as d?vidas. ?mega 3, UHT, desnatados, gorgonzola, iogurtes, cheddar...


Em Juiz de Fora, o Instituto de Latic?nios C?ndido Tostes oferece o Curso T?cnico em Leite e Derivados, uma ?tima op??o de ensino m?dio profissionalizante, mesmo para quem deseja ingressar numa faculdade. Al?m de oferecer as mat?rias obrigat?rias de um segundo grau convencional, existem ainda as espec?ficas, que fazem do aluno um profissional apto a trabalhar com produ??o, tecnologia, comercializa??o ou mesmo no campo.

Com 66 anos de tradi??o, o Instituto ? o ?nico no pa?s que oferece um curso t?cnico em latic?nios em n?vel m?dio. Com dura??o de tr?s anos e meio e carga hor?ria integral durante a semana, o curso mescla aulas te?ricas, pr?ticas, est?gios e pesquisa. No local, tamb?m funciona a ind?stria de latic?nios, onde os alunos p?em, literalmente, a m?o na massa. Como explica a coordenadora, Regina C?lia Mancini, logo no primeiro ano, o aluno tem contato com a pr?tica na pr?pria ind?stria. Entre o 1? e o 2? ano, durante um m?s de f?rias, tamb?m tem a oportunidade de ingressar num est?gio. "Tudo isso vai fazer com que o estudante aprenda com a pr?tica e saiba desde cedo como ? o trabalho de um profissional da ?rea", avalia Regina.

A forma??o de um t?cnico em latic?nios ? bastante vasta e abrange assist?ncia t?cnica ? extens?o rural, inspe??o de leite e derivados, elabora??o de projetos, administra??o de cooperativas, consultorias t?cnicas e laborat?rios de controle de qualidade. Durante os 3 anos e meio de curso, o aluno realiza tr?s est?gios em ind?strias, sendo os dois primeiros com dura??o de um m?s. O terceiro e mais completo ? o est?gio final, com dura??o de tr?s meses, feito geralmente em ind?strias ou institui?es de grande porte, tais como Danone, TetraPak e Embrapa.

Caracter?sticas do curso

Entre as mat?rias espec?ficas do curso est?o Bioqu?mica e Microbiologia, Higiene e Conserva??o, Organiza??o e Normas, Industrializa??o e Zootecnia. As aulas v?o das 7h30 ?s 19h30, com uma hora e meia de almo?o - das 12h ?s 13h30. O Instituto disp?e de refeit?rio e alojamento masculino, com capacidade para 50 estudantes, onde a prioridade de vagas ? para alunos de fora da cidade. Como o ILCT ? um ?rg?o vinculado ao Minist?rio da Agricultura e n?o recebe verbas, ? cobrado dos alunos uma mensalidade de R$ 150, para manuten??o. A sele??o para o ILCT geralmente ? feita no final de cada ano, disponibilizando ao todo 50 vagas.