Roberto Monti Roberto Monti 11/06/2013

Sua empresa no mercado em crise; como reagir

crise

Mesmo enfrentando tempos difíceis como os que atravessamos, as empresas sabem que as desacelerações e a recessão não duram para sempre. Como se preparar para reagir e manter a posição no mercado?

"Inflação em 12 meses deve estourar teto da meta do governo em junho - Real se desvalorizou mais diante do dólar que outras moedas - S&P revisa perspectiva da economia brasileira para negativa - O PIB retrocedeu – O valor real dos salários caiu"manchetes do jornal O Globo de 08/06/2013 – Caderno de Economia.

Não basta responder apenas ao que o mercado pede e sim dirigir este mercado. Sabendo que o desenvolvimento do marketing teve início no foco do produto, evoluiu para foco no Cliente, alcançou a orientação para o mercado e após o ano de 2000 passou a aplicar a escolha estratégica - a proatividade de mercado. Esta proatividade pode acontecer na oferta de produtos/serviços, nos diversos setores de atividade ou no Cliente. Para aplicar esta filosofia a empresa deve ser flexível, ter visão de futuro, ser capaz de assumir riscos, ser inovadora, ser tolerante ao erro como forma de atingir o ideal para a organização.

Apenas as empresas que cultuem uma visão inteligente serão capazes de enfrentar e vencer os desafios que diariamente se apresentam, quer sejam internamente, quer externamente.

Aproveite a tecnologia sempre em evolução para trabalhar e auxiliar a vencer estes desafios. Saiba entender as mudanças na tecnologia, pois muitas empresas tomam pobres decisões em planejamento estratégico devido à falta de um conhecimento mais profundo da tecnologia. Não podemos separar tecnologia & negócios, mas, utilizar as facilidades que a tecnologia proporciona aos negócios. A dinâmica do mercado proporciona a aplicação de softwares que atuam de forma integrada economizando tempo inserindo os dados em um único sistema. Automatize os seus processos usando de forma mais rápida e barata os seus recursos internos. Avalie as despesas e verifique onde/como cortar.

Reavalie o planejamento de marketing adequando seus produtos e serviços ao mercado atual e não como havia sido planejado (lembre-se que o plano deve ser flexível para acompanhar as oscilações do mercado); analise o setor de vendas da empresa, sabendo explorar as informações que o mercado fornece com o auxílio de visitas, pesquisa de mercado, reuniões com fornecedores etc.

Empresário/Executivo: analise o que pode ser aplicado em sua empresa como forma de enfrentar a turbulência do mercado e manter-se atuante.


Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.