Roberto Monti Roberto Monti 16/10/2013

A propaganda dá bons resultados para sua empresa?

propagandaA propaganda desperta muito interesse e curiosidade dos empresários que ainda estão receosos em investir neste modelo de comunicação. Muitos dizem que a propaganda não é para eles devido ao seu elevado custo, e estar ao alcance apenas das grandes empresas que atendem generosas parcelas do mercado. Vamos recordar que a definição clássica de propaganda é a seguinte: "Propaganda é toda mensagem transmitida através de veículos de massa com a identificação ou assinatura de seu patrocinador."

A comunicação de mercado passou a ser um desafio criativo constante para os profissionais do setor. Antigamente, a criatividade se resumia aos anúncios e comerciais, mas hoje o desafio está nas estratégias que combinam as novas e as velhas arenas. Temos muito o que aprender com empresas que raramente publicam anúncios e, no entanto, dominam a mídia. A grande maioria dos anúncios não fica registrada na mente dos consumidores. Aqui estão alguns motivos básicos pelas quais a sua mensagem provavelmente não está atingindo o alvo esperado. Em primeiro lugar só faça propaganda se tiver um bom produto/serviço para oferecer, alguma coisa que o deixe orgulhoso de anunciar ao público – um serviço diferenciado, um produto inovador ou um preço convidativo. O Cliente deve ter em mente que o produto anunciado é o que interessa, logo se não existir esta afirmação de nada adianta anunciar.

Entenda que a função da propaganda não é vender, e sim, predispor à compra criando na mente do consumidor a vontade de comprar e dar preferência para a sua loja ou pela sua marca. A propaganda então cria, muda ou reforça as atitudes mentais que influenciam no comportamento de compra das pessoas. Tanto na grande como na pequena empresa a propaganda deve ser considerada como parte integrante do mix de marketing da empresa. Porque ver televisão, ouvir rádio, ler o jornal, ou todos? Três razões: informação, entretenimento e engajamento.

Você não deve pensar em sua publicidade como sendo sobre a sua marca, e sim como sendo uma extensão da sua marca. Conforme pesquisas demonstram, muitas pessoas não se envolvem com a maioria dos anúncios. E mesmo quando o fazem, por quanto tempo é que eles prestam a atenção? Trinta segundos? Dez? Cinco? O melhor que um anúncio pode fazer é comunicar uma idéia única e convincente, e na era da Internet, quando as pessoas sabem que podem conseguir um número infindável de informações complementares que precisam, a mensagem deve ser muito convincente. Só porque você tem muito a dizer não significa que seu público vai ficar quieto e prestar atenção. Faça-o com talento.

Dê o tempo certo. Se você ficar muito ansioso (especialmente em um orçamento limitado), você com certeza vai se decepcionar. Pense no seu próprio comportamento do consumidor, quantas vezes você precisa ser exposto a uma mensagem de marketing antes de agir?

Não é um problema de propaganda. Um erro comum que muitas empresas fazem é tentar usar a propaganda para corrigir outro problema que pode ser falha na estrutura, defeito no produto, uma estrutura de custos não competitiva, um sofrível atendimento ao Cliente, ou qualquer outro.

Executivo/Empresário: a propaganda que a sua empresa dá os resultados esperados?


Roberto Monti é consultor de Marketing. Coautor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade: Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.

ACESSA.com - A propaganda d? bons resultados para sua empresa?