Carolina Lopes Carolina Lopes 6/11/2013

A importância do profissional contábil na sua empresa

profissionaisO contador tem papel fundamental dentro das empresas e não deve ser visto apenas como um profissional que gera guias para pagar impostos. Para isso, é preciso que este profissional contábil assuma o papel de gestor da informação e passe a utilizar das ferramentas que domina para auxiliar seus clientes em tomadas de decisões, em um mundo cada vez mais diversificado e interdependente. A gestão de processos e habilidades é imprescindível ao contador, pois além de dominar a economia mundial, ele deverá conhecer profundamente o processo de gestão da empresa.

O contador, por meio do seu conhecimento técnico, pode influenciar os empresários incentivando-os a adotarem medidas simples como, por exemplo, a implantação de controles financeiros básicos. Assim, não só o empresário se beneficia, mas o próprio profissional que usará destes controles para gerar as informações contábeis obrigatórias mensais.

Mas é preciso também que o empresário demonstre interesse e tenha iniciativa de conhecer ferramentas novas para melhorar o desempenho financeiro de seu negócio. Muitos cursos e palestras são oferecidos na cidade, alguns inclusive gratuitos, para dar ao empresário a oportunidade de expandir seus conhecimentos em diversas áreas de gestão. Este pode ser um primeiro passo para motivá-lo a participar mais e, até mesmo, auxiliar seu contador a gerar informações úteis para tomada de decisão estratégica.

Sabe-se, através de muitas pesquisas, que poucos são aqueles empresários que fizeram um planejamento específico e detalhado antes de abrir um negócio próprio. Por isso é importante iniciar o quanto antes um planejamento financeiro, principalmente para aqueles negócios, como o comércio em geral, que tem uma alta nas vendas neste fim de ano devido à sazonalidade deste segmento. Então, é hora de contador e empresário unir esforços para melhorar a gestão financeira destes empreendimentos.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

ACESSA.com - A import?ncia do profissional cont?bil na sua empresa