Carolina Lopes Carolina Lopes 17/12/2013

Você já fez planos para 2014?

Carolina LopesA falta de planejamento implica em perda de tempo, podendo resultar desde o desperdício de oportunidades até as finanças. "É como se a pessoa ficasse andando à toa, trabalhando sem objetivo, assumindo o risco de tornar a própria atividade uma ação repetitiva, sem criatividade e sem objetivos fixos." Foi o que afirmou o palestrante e especialista em desenvolvimento humano Eduardo Shinyashiki.

Como final de ano é época de reflexão e muitas expectativas, nada melhor do que aproveitar esta oportunidade e definir planos para o ano que se inicia. Para isso devemos nos perguntar: O quê? Quando? Como? Quanto? Ou seja, o que eu quero para o ano que se aproxima? Em que mês pretendo atingir este meu objetivo? Como eu vou fazer para obter sucesso neste plano? E, por fim, quanto eu vou precisar poupar para conquistar esse sonho?

Estas são perguntas simples para que as metas sejam claras, pois quanto maior o objetivo ao conseguir se planejar, mais chances terá de tornar sonhos em realidade.

É importante que as metas estejam sempre à vista, ou seja, não guarde o planejamento em uma gaveta junto com outros papéis. E, além de visível, é necessário rever estes planos de tempos em tempos, pois planejamento é um processo contínuo. Podem aparecer imprevistos que não estavam nos planos e então será preciso adaptar o que foi antes estabelecido.

Ter sonhos nos motiva a viver cada dia de forma mais intensa para poder conquistá-los! Mas não podemos pensar só no fim, ou seja, no resultado final, é preciso pensar no processo para chegar ao fim e viver cada momento da forma mais prazerosa possível e não como se fosse uma obrigação.

"Se 31 de dezembro é o Dia Internacional dos Propósitos, o dia 1 de janeiro é o Dia do Esquecimento", diz Shinyashiki. Então que tal começar a ter uma vida organizada desde já? Pegue agora mesmo papel e caneta e trace suas metas para 2014!

Um natal abençoado e um ano novo repleto de realizações!


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

Você fez planos para 2014?

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.