Carolina Lopes Carolina Lopes 11/11/2014

Empresas Familiares

empresasA maioria das empresas tem origem familiar, principalmente as mais antigas. Muitos são os casos de sucessos o que acaba motivando empreender em família. Porém, é preciso muito cuidado nesta gestão, pois fatores positivos podem virar negativos.

Antes de iniciar uma sociedade com pais, irmãos, filhos, esposa ou marido é preciso fazer uma relação dos prós e contras que esse negócio acarretará. Confiança e total liberdade são as principais vantagens ao optar por uma sociedade em família, desde que haja profissionalismo a todo o momento.

É muito comum que os pais tenham sonhos de os filhos se envolverem no negócio da família. Mas é preciso levar em consideração o desejo destes filhos e competência técnica da pessoa para o cargo que irá ocupar, pois estes são fatores essenciais para o sucesso da empresa.

O maior risco é o negócio familiar influenciar e tumultuar a relação, por isso é muito importante saber separar as coisas, pois a tendência é que, quando acontece uma ruptura nos negócios, isso também afete seriamente a relação. Então, se algo no negócio estiver causando desconforto, é fundamental abrir o jogo o mais rápido possível e consertar antes que a relação estrague de vez.

Impor limites e horários é fundamental. Não se deve falar de trabalho em determinados horários e situações combinadas entre os sócios. Os momentos em família devem ser preservados para que as discussões empresariais não desgastem a relação, principalmente se os negócios estiverem indo mal.

É claro que conflitos podem ocorrer também em empresas não familiares. O que faz a diferença e leva a empresa ao sucesso é a capacidade dos gestores em cuidar do clima organizacional.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.