Carolina Lopes Carolina Lopes 11/07/2014

Empreendendo em um negócio próprio

Diante de uma oportunidade ou de uma ideia inicialmente boa de abrir um negócio próprio, muitas pessoas ficam motivadas e ansiosas para iniciar o empreendimento. Muitas vezes chega-se a pensar de que a ideia é tão perfeita que não é necessário um planejamento antecipado, o negócio vai dar certo!

Mas fazer um estudo da viabilidade econômica financeira é essencial para o sucesso do negócio. Segundo pesquisas realizadas pelo Serviço de Apoio Brasileiro às Micro e pequenas Empresas - SEBRAE, um dos motivos de muitas empresas fecharem as portas antes de completarem dois anos de sobrevivência é falta de planejamento.

Um projeto de viabilidade econômica financeira proporciona subsídios para a tomada de decisão estratégica dos empresários. Com base em projeções de faturamento e gastos totais desenvolvidas através de cenários otimistas e pessimistas é possível estimar o resultado da empresa, verificando se ela irá operar com lucro ou prejuízo e em quanto tempo terá o retorno deste investimento.

Então, se a ideia inicial de abrir um negócio é viável o empreendedor fica mais seguro para iniciar as atividades. Caso contrário, com o estudo em mãos é possível fazer alguns ajustes no negócio ou partir para um novo projeto.

Além de auxiliar o empresário em tomadas de decisões estratégicas, este projeto pode também ser apresentado para possíveis investidores a fim de buscar um financiamento total ou parcial do empreendimento. Algumas instituições financeiras solicitam que o Estudo de Viabilidade seja realizado com uma ferramenta da própria instituição para facilitar as análises.

A busca de informações e o planejamento são um dos fatores essenciais que um empreendedor precisa antes de investir em um negócio.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

ACESSA.com - Empreendendo em um neg?cio pr?prio