Carolina Lopes Carolina Lopes 20/12/2014

Vendas Sazonais e o Orçamento Empresarial

vendasPara muitos empreendimentos a questão sazonalidade é muito importante. No meio empresarial, a sazonalidade é a época em que um produto, ou serviço, sofre efeitos na relação de oferta e demanda, causando uma redução ou aumento nas vendas. Então, se um planejamento financeiro já era necessário, em épocas de vendas sazonais ele se torna indispensável.

O orçamento empresarial é uma ferramenta que auxilia os gestores neste planejamento. Trata-se de uma projeção de todas as vendas e gastos gerais da empresa de forma organizada, auxiliando em tomada de decisão estratégica. Ele é representado por um Orçamento Geral, que por sua vez, é composto por orçamentos específicos, como:

  • Orçamento de Vendas e Produção;
  • Orçamento de Materiais e Estoques;
  • Orçamento de Mão de obra;
  • Orçamento de Despesas gerais;
  • Orçamento de Caixa;
  • Orçamento de Investimentos e Financiamentos.

Geralmente são adotados dois períodos de planejamento: Curto e Longo Prazo. Estes períodos, assim como o modelo a ser usado, devem ser ajustados de acordo com cada empresa. Como todo planejamento, ele deve ser monitorado sistematicamente levando em consideração as condições econômicas e financeiras de cada momento, bem como a legislação tributária do empreendimento.

Planejamento e controle andam juntos. Então, torna-se necessário calcular as variações do que foi projetado e o que de fato foi realizado sempre ao final do período, tanto no curto, quanto no longo prazo. Deve-se investigar as causas das variações e corrigi-las na próxima revisão do orçamento.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.