Nome do Colunista Carolina Lopes 14/05/2015

Os controles financeiros básicos de uma empresa

planejamento financeiroO seu negócio, independente do porte e segmento, tem controles financeiros? Se eles são organizados e atualizados, parabéns! Mas o empreendedor que ainda não faz uso destes controles pode estar passando por dificuldades em gerenciar as finanças.

Nos pequenos negócios, quando o capital de giro é administrado de maneira eficiente, basicamente a maioria dos problemas financeiros são resolvidos. E para se ter uma visão geral da necessidade de capital de giro da empresa, implantar os controles básicos é o primeiro passo. São eles:

 

  • Controle diário de Caixa;
  • Controle Bancário, principalmente dos cartões de crédito e débito;
  • Controle de Vendas;
  • Controle de Contas a Receber;
  • Controle de Contas a Pagar;
  • Controle Mensal dos gastos gerais e
  • Controle de Estoque.

Mas lembre-se, não adianta ter uma série de registros e não saber como usar as informações para tomada de decisão. É importante que os dados sejam confiáveis e úteis.

Uma forma de organizar todos estes controles é elaborando uma projeção de Fluxo de Caixa. O objetivo é fornecer informações para a tomada de decisões, tais como prognosticar às necessidades de captação de recursos, bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos;

De acordo com a necessidade de cada empresa é indicado um acompanhamento profissional através da emissão de relatórios gerenciais periódicos, implantando sistemas financeiros eficientes e controles de análises sempre que necessários.

Então, se você ainda não controla as finanças de sua empresa, fica uma pergunta: será que é possível tomar decisões acertadas sem informações confiáveis? Pense nisso!


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

Os controles financeiros básicos de uma empresa

ACESSA.com - Os controles financeiros b?sicos de uma empresa