Sua empresa na internet
Neg?cios encontram na Web um meio eficiente de promo??o

Deborah Moratori
21/03/03

Busdoors, canais de compras na TV, an?ncios em fachadas de pr?dios e at? nas margens de rios. Mil e uma formas de se promover um neg?cio. Com um mercado cada vez mais competitivo, saem na frente aqueles que se utilizam de processos de comunica??o e vendas alternativos.

Desde que a internet deixou de ser exclusividade do Departamento de Defesa norte-americano por volta de 1993, a rede de computadores, ? medida que foi se desenvolvendo, transformou-se numa ?tima e nova oportunidade para empresas divulgarem seus produtos.

An?ncios em portais e sites s?o s? exemplos de um mercado em franca expans?o. Para se ter uma id?ia da dimens?o dessa nova m?dia, basta observar os dados. "No Brasil, s?o criados novos sites numa taxa de crescimento de mil porcento ao ano", esclarece Brenno Neder Machado (foto abaixo), propriet?rio da Virtual Business, empresa incubada no Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (Critt) - ?rg?o da UFJF.

Em p? de igualdade
Brenno Neder Machado Contrariando todas as previs?es catastr?ficas, como a do fundador da Digital, Ken Olsen, que chegou a afirmar em 1977 que "n?o haveria raz?o para qualquer indiv?duo ter um computador em sua resid?ncia", a aceita??o e o crescimento de novas tecnologias como a internet representam uma quebra de paradigmas no mundo dos neg?cios.

Se por um lado empres?rios est?o cada vez mais convencidos da efici?ncia desse novo ve?culo de comunica??o, o crescimento constante do n?mero de usu?rios - o que representa uma supera??o de obst?culos e preconceitos contra uma tecnologia relativamente recente - s? vem a fortalecer a confian?a e a procura pelo servi?o.

O s?cio-propriet?rio da empresa PCRON, Paulo C?zar Matozinho Ferreira, confirma a expectativa de crescimento no setor. "Os empres?rios est?o cada vez mais atentos a essa nova forma de divulga??o de neg?cios. Hoje ? comum clientes perguntarem pelo site ou e-mail de uma empresa".

Paulo C?zar acredita que, em termos de imagem, uma homepage faz a diferen?a na hora da apresenta??o junto a clientes e fornecedores."Este ? um mercado que tende a crescer no futuro", analisa.

Web boom
"Enquanto o r?dio consumiu 58 anos para alcan?ar 50 milh?es de usu?rios a televis?o 13 anos e a TV a cabo 10, a internet levou apenas cinco anos para conquistar esse mesmo n?mero", exemplifica Neder. Constitu?da h? dois anos, a Virtual Business tem em seu portif?lio sites de empresas como a Unicred, Serta e Netcost, entre outras, e a procura n?o p?ra de crescer.

De acordo com o propriet?rio da Virtual Business, a maior vantagem de divulgar um produto na internet ? a oportunidade que a rede oferece de as empresas estarem competindo de igual para igual. "Nesse aspecto, as micro e pequenas empresas s?o as maiores beneficiadas, porque elas t?m a chance de competir com empresas de diferentes portes. Al?m disso, a internet permite-lhes o acesso a um mercado global, tradicionalmente restrito ?s grandes empresas".

O propriet?rio da PCRON acrescenta: "A nossa maior procura ? de pequenas empresas que querem divulgar seus neg?cios para estarem atuando de forma competitiva com grandes empresas. A internet ? o meio em que elas t?m condi?es de fazer isso, sem haver necessidade de um alto investimento. Mesmo que a curto prazo esse investimento n?o garanta um retorno em termos financeiros", finaliza Paulo C?zar.

Time que n?o faz leva
Para cada tipo de empresa, um perfil indicado. Sites institucionais, de apresenta??o de um produto, ou din?micos que permitem atualiza??o independente de profissionais especializados e constante do conte?do. Sites de com?rcio eletr?nico e sites que oferecem a tecnologia do ensino ? dist?ncia. Canais de comunica??o como a Intranet e a Extranet.

O ponto crucial a observar, segundo Brenno Neder, ? a possibilidade de prospec??o de clientes e a nova forma de promo??o que essa m?dia representa. "Al?m do alcance geogr?fico, da divulga??o sempre atualizada de produtos e not?cias, atrav?s de um site, uma empresa pode promover uma pesquisa de mercado junto a seus clientes, o treinamento e a capacita??o de seus funcion?rios. Divulgar um neg?cio na internet agrega valor ? empresa ? medida que representa um fortalecimento da marca e da imagem da mesma", completa.

Atentos a essas oportunidades, muitos empres?rios demonstram interesse em expandir seus neg?cios ? Web. Conforme Neder, a internet ? um espa?o que est? come?ando a despertar aten??o e, se hoje, representa um diferencial, em muito pouco tempo vai ser indispens?vel. "? uma m?dia que veio para ficar sem ter a inten??o de substituir outros meios de comunica??o como o jornal impresso, a TV e o r?dio, mas para complementar e funcionar como um recurso a mais ? disposi??o das empresas".

O propriet?rio da Virtual Business aponta alguns aspectos para entrar e atuar nessa nova m?dia:

Sua empresa na internet

definir os objetivos a atingir
conhecer o p?blico alvo
construir um site bem estruturado com empresas especializadas
mant?-lo sempre atualizado
cumprir o que est? definido no site

O Portal JF Service/ACESSA.com oferece alguns produtos de
divulga??o para empresas. Confira nossos planos

Leia mais sobre o assunto no nosso arquivo:

  • Internet cria nova fronteira publicit?ria
  • Compensa investir na internet?
  • O que fazer e o que n?o fazer na hora de montar uma loja virtual
  • Empresas conquistam mercado atrav?s da internet