Dinheiro de pl?stico
Juizforanos trocam cada vez mais o dinheiro e os cheques pelos cart?es Estabelecimentos comerciais aderem ? tecnologia sem fio

D?bora Sereno
19/02/04


A contadora Anayse Ferenzini explica a tend?ncia de populariza??o dos cart?es.

Ou?a! Leia!

Seguran?a, praticidade e comodidade. Esses s?o os argumentos dos adeptos e defensores do uso dos cart?es de cr?dito e d?bito. Se antes eles eram privil?gios de alguns, hoje j? est?o nas carteiras de todos brasileiros. Os n?meros indicam que mais de vinte milh?es de pessoas possuem 44,5 milh?es de cart?es de cr?dito.

O Brasil ocupa a 7? lugar do ranking mundial dos pa?ses que mais usam o "dinheiro de pl?stico" e apresenta a maior taxa de crescimento entre eles. Na frente, apenas gigantes da economia mundial e pa?ses desenvolvidos: EUA, Jap?o, Reino Unido, Cor?ia do Sul, China e Canad?.

Em Juiz de Fora n?o existem dados concretos sobre o n?mero de pessoas que utilizam os servi?os, mas os lojistas afirmam que o h?bito de utilizar o cart?o vem crescendo na cidade. Grande parte afirma que de 20% a 30% do total das vendas s?o pagas com cart?o de cr?dito ou d?bito. E os locais que n?o possuem esse recurso procuram se adaptar ? nova realidade para n?o perder clientes.

A prolifera??o do dinheiro de pl?stico
Mas se na terra do Tio Sam, respons?vel pela inven??o do cart?o de cr?dito, a pr?tica ? comum h? muito tempo, no Brasil a populariza??o ? um fen?meno recente que inicia na segunda metade da d?cada de 90.

A profissional do setor financeiro, Anayse Ferenzini Azalin, chama a aten??o para um dos motivos principais. "Com a implanta??o do Real e a maior estabilidade da economia houve um fen?meno de bancaliza??o da popula??o brasileira".

Hoje, todo cidad?o pode abrir uma conta banc?ria portando CPF e identidade. E ? pr?tica comum dos bancos oferecer ao cliente que abre uma conta um cart?o de d?bito automaticamente. No caso do cart?o de cr?dito, j? ? preciso uma comprova??o de renda m?nima que gira em torno de R$ 700.

Anayse refor?a tamb?m que outros fatores contribuem para a prolifera??o do dinheiro de pl?stico. Entre os usu?rios, sem d?vida, os principais fatores s?o comodidade e possibilidade de cr?dito f?cil. Para os comerciantes, ? a queda na inadimpl?ncia que favorece a op??o por esta forma de pagamento. De acordo com eles, o cart?o elimina o risco do calote. Por isso, n?o ? ? toa que o uso de cart?es cresceu em m?dia 500% na ?ltima d?cada, a emiss?o de cheques caiu 45%.

Clique aqui para ver as vantagens apontadas pelos comerciantes

Tecnologia de ponta na ponta dos dedos
Para acompanhar o crescente n?mero de adeptos, as empresas investem tamb?m na tecnologia. Talvez voc? nem se lembre da ?poca em que o cat?o era manual. A vendedora encaixava o cart?o numa base, passava o papel carbono, preenchia tudo, ligava para a central... Enfim, era muita mais r?pido preencher um cheque.

Hoje ? a realidade ? outra. Terminais eletr?nicos concluem a opera??o em quest?o de minutos. A transa??o toda ? feita atrav?s da linha telef?nica. E para garantir maior comodidade para comerciante e usu?rio, as operadoras investem em aparelhos cada vez mais eficientes.

Recentemente, foi lan?ado no Brasil uma tecnologia wirelless (sem fio) in?dita no mundo. Ela permite fazer a leitura do cart?o e a impress?o do comprovante das transa?es de cr?dito na frente do cliente. N?o ? preciso nem mesmo se dirigir ao caixa, o caixa vem at? ele.

O assessor comercial de uma administradora de cart?es em Juiz de Fora, Jorge Makla, explica as vantagens dos novos terminais. "Al?m de pr?ticos, eles diminuem os riscos de assalto em estabelecimentos como postos de gasolina e joalharias".

Mas a tecnologia ainda n?o est? dispon?vel para todos e apresentam um custo at? 70% maior do que os terminais com fio. "No momento s? estamos disponibilizando estes aparelhos em Juiz de Fora para postos de gasolina, restaurantes e mot?is".

Os cart?es do futuro
E a proposta de evolu??o da tecnologia dos bancos ? posta em pr?tica tamb?m na confec??o dos cart?es. Algumas institui?es financeiras j? iniciaram a substitui??o dos com tarja magn?tica pelos Smart cards - cart?es que carregam um chip com informa?es dos clientes. Al?m de maior seguran?a, uma vez que requerem senha pessoal para o uso, eles prometem revolucionar o mercado.

No chip ? poss?vel armazenar os mais diversos tipos de informa?es sobre o cliente. No futuro, o cart?o poderia ser usado at? mesmo como documento de identidade e adquirir fun?es m?ltiplas. Mas como toda nova tecnologia custa caro, ? preciso esperar um pouco mais para realizar o sonho de n?o ter que carregar in?mero documentos, cart?es e, o pior, guardar a senha de todos eles.

Leia Mais

  • As vantagens para os estabelecimentos comerciais
  • Cuidados para n?o transformar seu cart?o numa cilada
  • O financiamento nas compras a cr?dito