Segunda-feira, dia 07 de abril de 2008, atualizada às 18h

Juizforanos vão pagar menos pela conta de luz a partir de 8 de abril. O reajuste negativo é de 17,1%



Daniele Gruppi
Repórter

Os juizforanos vão pagar menos pela conta de luz. Este foi o comunicado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou nesta segunda-feira, dia 7 de abril, o índice final de revisão tarifária periódica da distribuidora Companhia Energética de Minas Gerais S/A (Cemig). Vão ser beneficiados na cidade cerca de 208.419 unidades consumidoras, sendo 183.651 residências. Para os consumidores residenciais, o reajuste negativo vai se de 17,1%. As novas tarifas entram em vigor a partir desta terça, dia 8 de abril.

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. É aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média. Segundo a assessoria de imprensa da Aneel, a tarifa residencial da Cemig é uma das mais cara do país.

Na primeira revisão tarifária da Cemig, ocorrida especificamente em 2003, a Aneel determinou um reajuste de 31,52%. Naquela época, influiu para a determinação desse índice a inflação do período, a taxa de câmbio do dólar e encargos do setor.

Foto da tabela de reajuste

Fonte: Cemig