Segunda, 12 de fevereiro de 2007, atualizada ?s 16h08

UFJF recebe recursos para combate ao desperd?cio de energia el?trica

Cerca de R$ 4 milh?es ser?o empregados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no combate ao desperd?cio de energia el?trica. A inten??o ? conscientizar a popula??o e investir em tecnologia que permita o baixo consumo de energia.

A iniciativa ? coordenada pelo professor Danilo Pereira Pinto, da faculdade de Engenharia El?trica da UFJF. Dentro das propostas de trabalho, est?o previstas iniciativas de envolver os segmentos comercial, educativo e industrial da cidade em projetos de combate ao desperd?cio de energia el?trica, assim como a amplia??o dos trabalhos do Laborat?rio de Efici?ncia Energ?tica da UFJF.

O investimento no Laborat?rio, al?m de possibilitar a moderniza??o de seus equipamentos, servir? para a forma??o dos alunos da UFJF, principalmente os de Engenharia El?trica, mais diretamente beneficiados com essas a?es.

Algumas dicas para economizar energia

  • Se poss?vel, use aparelhos el?tricos fora do hor?rio de pico, que ? de 18h ?s 21h
  • Eletrodom?sticos como geladeiras, freezers, ar-condicionado e l?mpadas s?o certificados pela efici?ncia no consumo com o Selo Procel. Na hora da compra, escolha esses modelos
  • Ao viajar, desligue a chave-geral
  • Tomadas quentes s?o sin?nimo de desperd?cio. Por isso, evite o uso de benjamins
  • Use fios de bitola (espessura) adequada. Na hora de fazer a instala??o, consulte sempre um t?cnico especializado
  • Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia