Mel?o Rica em vitaminas A, C e E, a fruta tem poder calmante, ? pouco cal?rica,
e garante o bom funcionamento dos rins

Fernanda Leonel
Rep?rter
03/08/2007

A fruta ? refrescante, cheia de vitaminas e ? muito usada na alta cozinha para molhos doces, diferentes e muito chiques. Al?m do mais, serve para incrementar saladas criativas.

Mas se algu?m ainda tem alguma d?vida sobre as mil e uma utilidades do mel?o, existe uma ?ltima cartada: ele ? muito pouco cal?rico. Para se ter uma id?ia, cem gramas da fruta pode engordar menos que uma bala um pouco mais requintada - s?o 31 calorias, em m?dia.

Rico em vitaminas A, C e E e em sais minerais como c?lcio e f?sforo, o mel?o ? conhecido pelo poder calmante e diur?tico, devido a alta concentra??o de ?gua que possui.

Logo, se torna uma arma poderosa contra nefrites, cistites, pris?es de ventre e tamb?m contra a obesidade.

O mel?o mais conhecido, que popularmente ? chamado de mel?o comum (foto ? esquerda), tem o mesmo poder vitam?nico dos demais. Sua diferen?a principal, est? exatamente no sabor.

De acordo com Cl?udio Marinho (foto abaixo), dono de uma banca de frutas de Juiz de Fora, ? mais dif?cil que o mel?o rei (na foto ? direita) esteja "esbranqui?ado". Mas ele tamb?m ? um pouco mais caro.

Existe tamb?m o mel?o pele de sapo (foto ? esquerda) e o mel?o orange (foto ? direita), que possuem tonalidade mais alaranjada por dentro, no entanto com o mesmo sabor.


foto de melao foto de melao foto de melao

Como escolher e armazenar o mel?o

foto de Cl?udio Para quem gosta de praticidade, o mel?o ? um grande aliado. Diferente de frutas como a p?ra ou o mam?o, que ?amassam? ou se perdem com muita facilidade, o mel?o ? uma fruta resistente e muito dur?vel.

Como explicou Cl?udio, ? uma das frutas que chegam ? matura??o mais lentamente, podendo ficar nas bancas, se compradas um pouco verdes, at? por um m?s.

"Depois que se compra o mel?o, escolhendo direito e levando para casa uma fruta j? pronta para comer, ainda d? pra deixar na fruteira por mais ou menos uma semana. Depois caso a pessoa tenha partido, a? ? bom levar para a geladeira", explica.

Mas qual ? esse ponto exato de levar a fruta no capricho para casa, pronta para ser saboreada? O segredo ? revelado por quem entende muito do assunto: ? bom ficar de olho na cor da casca do mel?o.

foto de mel?o Quanto mais forte for a cor, melhor. Se ela atingir uma tonalidade quase alaranjada, melhor ainda.

Mas h? tamb?m outra dica. No que Cl?udio chamou de "bico" do mel?o ? parte que fica no extremo oposto de onde ela ? colhida ? o cliente pode dar uma apertadinha para conferir o material que est? levando para casa. Se estiver macio, o que n?o quer dizer mole, a fruta est? madura.

Mas se o cliente quer ? correr daquele mel?o que j? passou do ponto, ? s? dar uma "chacoalhada". Mel?o bom n?o faz barulho, n?o d? a entender que as sementes est?o todas soltas por a?. Batuque, s? no samba ou pagode depois de ingerir toda a energia da fruta!

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.