Segunda-feira, 11 de maio de 2009, atualizada às 19h

Vendas no Dia das Mães superam expectativas. Comércio se prepara para o Dia dos Namorados

Daniele Gruppi
Repórter

Apesar da crise financeira, os lojistas de vários segmentos de Juiz de Fora comemoram o crescimento nas vendas no Dia das Mães. A gerente de uma loja de calçados, Cristiane Esterci, afirma que a expectativa de vendas para a data foi superada. O incremento nos negócios foi de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

O percentual apontado por Cristiane foi o mesmo registrado pelo Sindicato do Comércio Varejista em Juiz de Fora (Sindicomércio). O tíquete médio de consumo ficou entre R$ 30 e R$ 100. Para o presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti, o Dia das Mães foi uma alavanca para o comércio. "A partir de agora as vendas tendem a crescer."

A vendedora de um estabelecimento de roupas, Tatiana Dias, revelaque os juizforanos deixaram para decidir o presente de última hora, aproveitando que o comércio ampliou o horário de funcionamento. "Conseguimos alavancar as vendas no sábado, dia de maior movimento."

Para as mães que quiserem trocar os presentes, o Procon informa que o prazo para realizá-la é acordado entre a loja e o consumidor. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, somente produtos que apresentam defeitos permitem que o consumidor reclame a troca, dessa forma, o prazo para realizar as reclamações é de 30 dias para produtos ou serviços não-duráveis e 90 dias para produtos ou serviços duráveis. 

Para os presentes que foram adquiridos pela internet, as regras são um pouco diferentes. A partir da data de recebimento, o comprador tem o prazo de sete dias para cancelar a compra sem qualquer ônus, o que é chamado pelo Código de Desefa do Consumidor de "prazo de reflexão".

A próxima data importante para o comércio é o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Cristiane espera alcançar o sucesso de vendas do Dia das Mães. Tatiana diz que pretende promover promoções como estratégia para atrair o consumidor e aumentar as vendas.

Os textos são revisados por Mdalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.