Terça-feira, 4 de agosto de 2009, atualizada às 17h

Segurados da Previdência Social recebem adiantamento do 13º este mês. Em JF, são mantidos 72.177 beneficiários

Da Redação

A antecipação do 13º salário dos segurados da Previdência Social vai começar a ser paga a partir deste mês. Os beneficiários que recebem aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, pensão por morte e auxílio-doença têm direito ao abono. Em Juiz de Fora, são mantidos 72.177 beneficiários.

Para quem recebe até R$ 465 e para aqueles que portam cartão de pagamento com final um a cinco, o valor que corresponde a 50% do total do benefício vai estar disponível para saque a partir do dia 25 de agosto. Já os que recebem mais que o piso ou têm cartão de pagamento com final de seis a zero vão receber a parcela do 13º nos cinco primeiros dias úteis de setembro.

Aqueles que recebem auxílio doença e acidente vão ter o pagamento proporcional ao tempo em que estão licenciados. A segunda parcela do benefício vai ser depositada entre o final de novembro e o início de dezembro.

A medida faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Previdência e entidades representativas da categoria. Neste, o governo se compromete a antecipar a gratificação até 2010, sendo que a cada ano é necessário que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assine o documento.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes