Quarta-feira, 14 de outubro de 2009, atualizada às 17h15

Saldo de empregos formais no comércio dobra de agosto para setembro

Clecius Campos
Repórter

O saldo de empregos formais gerados pelo comércio de Juiz de Fora dobrou do último mês para setembro. De acordo com levantamento do Estudo de Evolução do Emprego, realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho (MTE), a diferença entre admissões e demissões subiu de 211 para 434.

Segundo o chefe do setor de relações do trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, José Tadeu de Medeiros Lima, o crescimento já é reflexo da movimentação do final de ano. "As lojas já iniciam um reforço, pois algumas pessoas começaram as compras. Além disso, o Dia das Crianças também pode ter colaborado para a empregabilidade."

Levando-se em conta todos os setores de atividades, nos últimos 12 meses, a diferença é positiva e chega a 1.880 (veja tabela completa). Segundo Lima, o estudo deste período não leva em conta o efeito sazonalidade e por isso mostra a evolução do emprego de forma mais fiel. "O número positivo mostra que a empregabilidade em Juiz de Fora sofreu o início da crise em outubro de 2008, conseguiu sair dela e entra num trilho de regularidade, com tendência de crescimento a curto e médio prazo."

No entanto, a quantidade de empregos neste período é quase 3,7 vezes menor que a registrada de outubro de 2007 a setembro de 2008. "O ano de 2009 foi atípico devido à crise e o de 2008 também foi atípico devido à euforia pré-crise."

Indústria e construção civil positivas em setembro

A segunda melhor diferença ficou por conta da indústria da transformação, que registrou saldo positivo de 266 empregos. A construção civil foi responsável por 111 novos postos abertos e colaborou para que setembro fosse o mês mais positivo do ano na evolução do emprego. No acumulado do ano, Juiz de Fora ganhou 1.733 novas vagas. O número ainda é três vezes menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 5.216.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes