Tenho uma ideia, o que devo fazer?

Por

Tenho uma ideia, o que devo fazer?
Samuel Cotta 27/12/2013

Tenho uma ideia, o que devo fazer?

Muitas pessoas possuem ideias e projetos interessantes e, muitas vezes, não sabem o que podem fazer para colocá-las em prática. Neste artigo veremos algumas dicas de como obter incentivos, através de Crowdfunding (Financiamento Coletivo).

Antes de pedir ajuda ao financiamento coletivo, deve-se, primeiramente, se preocupar com a proteção de seu projeto, procurando órgãos para registro na forma de, por exemplo, patente, evitando possíveis transtornos. O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica, programa de computador e Topografia de Circuito Integrado. O mais importante no registro de sua patente é ficar atento aos aspectos legais, e de preferência, contratar um especialista para não ter problemas, devido a sua complexidade.

Registrado a ideia é hora de coloca-la em prática usando o Crowdfunding, que tem por objetivo genérico o levantamento de recursos por meio de arrecadação de investimentos coletivamente ("vaquinha virtual"), seja para apoio a artistas até financiamento de iniciativas de softwares livres. Segundo artigo da Infoexame, de 15/08/2013, um dos maiores sites do gênero no país, o Catarse, intermediou em 2012, quase 300 projetos — juntos, eles receberam pouco mais de R$ 4 milhões. Ele cobra 13% do total arrecadado apenas para ações bem-sucedidas, já o BemFeitoria não cobra taxa e vive de doações.

Mas como funciona na prática o financiamento coletivo? Você cadastra em um dos sites e detalha seu projeto (quanto mais informações, mais convincente), então solicita um valor para executar seu projeto. Durante o prazo, o projeto fica disponível no site e, caso você não consiga o valor no prazo, cada doação é devolvida individualmente as pessoas que contribuíram.

Abaixo, seguem alguns links de sites de financiamento coletivo e alguns artigos/reportagens importantes para aprofundarem no assunto.

Em inglês

Crowdfunding

Kickstarter

Em português

Impulso

Vaquinha

Artigos e Reportagens

Rede Brasil Atual - Financiamento coletivo viabiliza ideias com cumplicidade

Revista Exame - Vaquinha pela internet pode financiar sua ideia de negócio

Registro de Marcas - Esclarecimentos sobre patentes



Samuel Cotta é Analista de sistemas, pós-graduado em Gerências de Projetos e em Engenharia de Software, atuando na área de desenvolvimento web desde 2009. Leciona aulas particulares de informática, tendo experiência também como técnico de informática. Membro da Associação Brasileira de Web Designers e Desenvolvedores (ABRAWEB).