Segunda-feira, 3 de maio de 2010, atualizada às 18h

Mais de 90 mil contribuintes entregaram a declaração do imposto de renda no prazo

Da Redação

A Receita Federal de Juiz de Fora registrou a entrega de 95.318 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2010 até a última sexta-feira, dia 30 de abril, quando foi encerrado o prazo.

Quem perdeu o prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A declaração em atraso só poderá ser feita pela internet.

A partir desta segunda-feira, 3 de maio, está disponível no site da Receita Federal a nova versão que gera a notificação da multa por atraso na entrega e o DARF para pagamento. Quem entregou a declaração dentro do prazo e necessita fazer uma declaração retificadora também terá que baixar a nova versão.

O contribuinte que quiser conferir o extrato da declaração, para saber se foi aceita com pendências ou não, pode acessar o sítio do órgão. Entre os erros comuns que causam pendência está o fato de ter informado o CNPJ da empresa, por exemplo, em vez do CNPJ do fundo de previdência privada. Nesses casos, o extrato já acusa a inexatidão das informações e o contribuinte passa para o fim da fila, mesmo que tenha enviado a declaração no primeiro dia do prazo.

O primeiro lote de restituições será liberado no dia 15 de junho e o sétimo, no dia 15 de dezembro. A prioridade é para os idosos, para quem entregou no início do prazo e pela internet, caso não haja qualquer pendência.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes