Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011, atualizada às 18h41

Cidades da Zona da Mata atingidas por chuvas serão visitadas por representantes do BDMG

Clecius Campos
Repórter

Quatro cidades da Zona da Mata mineira, atingidas pelas chuvas do final de dezembro e do início de janeiro, receberão visitas de representantes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). As visitas terão a finalidade de verificar se os empresários estão interessados em se recuperarem dos prejuízos causados pelas precipitações, por meio de uma linha de crédito emergencial (Fundese Solidário V), com juros de 6% ao ano. Os municípios da região que receberão a caravana são Mar de Espanha, Cataguases, Muriaé e Ubá. Empresários de outras 40 cidades de Minas Gerais (clique para ver a lista completa) também poderão ser beneficiados com o crédito.

O Fundese Solidário V considera como itens financiáveis a substituição ou reparo de ativos danificados e respectivas despesas com montagem, frete e seguro; a recomposição de capital de giro, para cobrir gastos com folha de pagamento, fornecedores, impostos, taxas, aquisição de insumos, mercadorias para revenda e material de consumo. O valor do financiamento varia de R$ 5 mil a R$ 10 mil por cliente, com até seis meses de carência. Para empresas já clientes do Fundese, o limite será alterado para 30%, considerando o valor do financiamento pretendido acrescido do saldo devedor existente.

Segundo a previsão do BDMG, em Mar de Espanha, a visita ocorre no dia 28 de fevereiro. Em Cataguases, os consultores estarão disponíveis no dia 1º de março, enquanto em Muriaé e Ubá as visitas ocorrerão nos dias 2 e 3 de março, respectivamente. Os pedidos de financiamento devem ser encaminhados ao BDMG até o dia 31 de maio deste ano.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken