Netbook ? alternativa para quem quer praticidade Aparelho pesa menos de um quilo e meio. ? ideal para navegar na internet e editar arquivos pequenos. Novidade possui pouco espa?o para armazenamento

Clecius Campos
Rep?rter
25/03/2009

Eles s?o pequenos, leves, mais baratos e atendem perfeitamente aqueles que querem apenas navegar na internet ou trabalhar com arquivos de texto e planilhas. Funcionam como computadores normais, por?m com capacidade de armazenamento de dados e recursos multim?dia limitados. Pesam menos de um quilo e meio e podem ser levados numa bolsa, mas n?o s?o complexos o suficiente para rodar programas pesados. Os netbooks podem ser uma alternativa para quem quer praticidade. As vantagens e as desvantagens devem ser levadas em conta na hora de comprar.

Apontada por vendedores e usu?rios como principal vantagem, a portabilidade dos netbooks tem chamado a aten??o dos amantes da tecnologia. O produto mais simples pode ser levado em bolsas, mochilas, sacolas e at? na m?o. "? do tamanho de uma agenda. E n?o pesa quase nada. Para universit?rios, que precisam sempre de um computador por perto, ? excelente", argumenta a propriet?ria de uma loja de equipamentos de inform?tica, Ana Pedretti.

Foto de um netbook ao lado de uma agenda Segundo o vendedor de uma loja de inform?tica, Rafael Ladeira, o produto ? mais comprado por mulheres devido ao tamanho reduzido. "Elas querem a praticidade de ter um computador pequeno, leve, que cabe na bolsa e que possa atend?-las em atividades b?sicas. O netbook ? muito procurado tamb?m por vendedores, que est?o sempre em outras cidades e precisam de um computador para atividades mais simples", diz.

As limita?es de capacidade e de recursos multim?dia, no entanto, s?o umas das principais desvantagens do produto. Um netbook simples n?o oferece mais que 20 gigabytes de mem?ria flash (dispositivo capaz de armanezar dados por longos per?odos sem necessidade de alimenta??o el?trica). A mem?ria ram varia de 512 megabytes a 1.5 gigabytes e n?o pode ser expandida. A velocidade de processamento fica em torno dos 900 megahertz. Al?m disso, o mininotebook n?o disp?e de leitores de CD e DVD.

A configura??o b?sica n?o enche os olhos de usu?rios mais experientes. O estudante de Ci?ncia da Computa??o, Guilherme Morisson, acredita que o equipamento n?o contempla suas tarefas di?rias. "Como trabalho com programa??o, preciso de um computador que ofere?a mais mem?ria. Al?m disso, gosto de guardar minhas m?sicas e v?deos, al?m de acessar informa?es em CDs e DVDs, o que ? imposs?vel num netbook", afirma.

Foto de Isabela Veiga usando netbook As desvantagens, no entanto, n?o incomodam a jornalista Isabela Veiga (foto ao lado), que adquiriu um netbook. "Tem me servido muito bem. Levo sempre em viagens para acessar arquivos leves e usar a internet, j? que o equipamento conta com conex?o wireless." Para Isabela, a principal vantagem ? a mobilidade. "Tenho um notebook em casa que virou computador de mesa. N?o h? necessidade de carregar um aparelho pesado, se posso andar com outro de um quilo e cem gramas na bolsa."

Pequenininho

Para pesar t?o pouco, as medidas dos netbooks s?o bem reduzidas. O monitor pode ter de 8,5 a 8,9 polegadas. As teclas s?o bem menores que as de um notebook tradicional. "? desconfort?vel digitar com o pouco espa?o. A tela ? pequena demais para realizar trabalhos gr?ficos", afirma Morisson. Isabela defende o produto. "Quem compra um netbook procura portabilidade. Eu acho que as teclas t?m uma boa dimens?o. Isso n?o me incomoda."

Apesar da dimens?o modesta, a bateria de um netbook dura cerca de duas horas e meia. O equipamento vem ainda com webcam, microfone embutido, sa?da para v?deo e entradas para rede f?sica, microfone, fone de ouvido, cart?o de mem?ria SD e conex?es USB.

Novas possibilidades e fun?es

Com o aumento da procura por netbooks, as empresas que fabricam o produto t?m investido em tecnologia para que o aparelho possa oferecer mais complexidade, sem perder a portabilidade. Novos netbooks chegam ao mercado com monitores um pouco maiores, processadores de 1,6 GHz, auto-falantes, comunica??o bluetooth e com um HD de 160 gigabytes. "Com mais armazenamento, o netbook chega muito pr?ximo da funcionalidade de um notebook tradicional. Esta ? a tend?ncia", afirma Ana Pedretti.

Em Juiz de Fora, um netbook pode custar entre R$ 890 e R$ 1.750, cerca de 50% mais barato que a m?dia de pre?o de um notebook tradicional.

Os textos sao revisados por Madalena Fernandes.