Segunda-feira, 2 de janeiro de 2012, atualizada às 18h40

Cinco mil juiz-foranos poderão sacar PIS/Pasep com correção 

Jorge Júnior
Repórter
carteira

Em Juiz de Fora, 94,18% trabalhadores já efetuarão o saque do abono do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), segundo dados da Caixa Econômica Federal do município, divulgados ao Portal ACESSA.com nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro. Desde agosto, quando começou o cronograma anual de pagamentos, 80.327 dos 85.294 efetuaram o saque.

Contudo, os 4.967 profissionais que ainda não sacaram podem retirar o dinheiro até o mês de junho. Além disso, quem ainda não sacou no ano passado, vai receber a quantia com base no novo valor do salário mínimo, reajustado de R$ 545 para R$ 622. Quem não sacar até junho só receberá posteriormente o valor correspondente a 2011, que começará a ser pago em agosto do próximo ano. Os recursos que não são sacados pelos trabalhadores voltam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e são aplicados em programas que beneficiam a categoria.

Quem pode receber ?

Têm direito a receber o abono aqueles que estão cadastrados há pelo menos cinco anos no PIS ou no Pasep e que em 2010 trabalharam pelo menos durante um mês com Carteira de Trabalho assinada, ganhando em média até dois salários mínimos. O dinheiro está disponível no Banco do Brasil, para quem é cadastrado no Pasep, e na Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, pelo vínculo com empresa privada.

Quem quiser saber se tem abono para receber pode ligar para o telefone 158, do Ministério do Trabalho e Emprego (a ligação só pode ser feita por telefone fixo), para o número 0800 7260101, da Caixa Econômica Federal, ou para 0800 7290722, do Banco do Brasil. Os saques podem ser feitos nesses bancos mediante apresentação de carteira de identidade. No caso do PIS, o valor pode ser recebido também nas casas lotéricas, com o uso do Cartão do Cidadão, da Caixa.

ACESSA.com - Cinco mil juiz-foranos poder?o sacar PIS/Pasep com corre??o

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!