Debaixo dos Carac?is
Os cuidados e as tend?ncias, da raiz at? as pontas

Fl?via Machado
25/05/2001

Para o inverno de 2001, a moda pede cabelos desfiados e desalinhados, com cortes irregulares. E, ao contr?rio do que muita gente pensa, o frio tende a deixar os cabelos mais sedosos, macios e f?ceis de cuidar, j? que n?o tem a praia, a piscina e o sol escaldante para ressec?-los. Ent?o, pegue carona nas dicas preciosas do cabeleireiro, Marcelo Paiva, do Sal?o Marcelos Coiffeur, para ficar com os cabelos lindos e bem tratados nesta esta??o.




O b?sico do dia-a-dia
Como j? dito, no inverno, os cabelos tendem a se ressecar menos, ficando sedosos, mas tamb?m mais oleosos. Isto acontece porque, com a temperatura mais amena, as pessoas lavam menos os cabelos, se exp?em menos aos raios solares e quando lavam, tomam banhos quentes. De acordo com Marcelo Paiva, a ?gua quente faz com que o couro cabeludo fique oleoso e as pontas ressecadas. Deste modo, o mais indicado ? usar um shampoo para cabelos normais, com pH neutro, para todos os tipos de cabelo. ?Mesmo que a pessoa tenha cabelos um pouco oleosos, o ideal ? que se use um shampoo neutro e um condicionador s? para aplicar nas pontas. Isso evita a oleosidade na raiz e hidrata as partes ressecadas?, aconselha o cabeleireiro.

Para os cabelos muito ressecados, ? indicado o uso de um creme hidratante, pelo menos durante cinco minutos ap?s o shampoo, ao inv?s do condicionador. A diferen?a ? que o primeiro, al?m de tirar o ressecamento, hidrata, e o segundo, apenas condiciona. Essa dica tamb?m ? v?lida para quem faz muita escova ou piastra e faz uso de produtos como gel ou mousse constantemente.

As massagens tamb?m s?o bem-vindas, de prefer?ncia, duas vezes ao m?s. Mas Marcelo sugere que o espa?o de tempo entre elas aumente gradualmente, para que os cabelos se acostumem a n?o ressecar, sem as constantes massagens. Um produto que est? sendo bastante usado para evitar o ressecamento e ?domar? os fios mais rebeldes ? o creme de silicone ou de tutano. Como explica o cabeleireiro, o creme veio para substituir o ?leo de silicone, que pode at? ressecar mais se a pessoa ficar muito exposta ao sol.

Para cabelos muito oleosos, somente o uso do shampoo j? ? o bastante. E, para todos os tipos de cabelos, cort?-los a cada dois meses ? o m?nimo de cuidado, para que eles fiquem com uma apar?ncia melhor. ?O corte d? for?a aos fios e faz com que eles cres?am mais r?pido, afirma Marcelo.

Sal?o Marcelos Coiffeur - Marechal Center, loja 301. Telefone: 3217-3956.