Juiz de Fora sedia Semana do Turismo e Hospitalidade

Evento gratuito, direcionado aos empresários, profissionais e estudantes da área, deve reunir cerca de 300 pessoas

Andréa Moreira
Repórter
24/9/2012
Atendimento

Palestras, cursos e workshops fazem parte da Semana do Turismo e Hospitalidade que ocorre em Juiz de Fora, entre os dias 24 e 30 de setembro. O evento, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é direcionado para empresários, profissionais e estudantes do setor, como destaca o diretor escolar do Senac Juiz de Fora, André Luiz Carvalho. "Com a proximidade dos grandes eventos internacionais que o Brasil irá sediar, que são a Copa das Confederações, que será realizada em 2013; a Copa do Mundo de 2014; e as Olimpíadas de 2016, estamos sentindo a necessidade de capacitação das pessoas. Então, aproveitamos a comemoração do Dia Mundial do Turismo, que é celebrado no dia 27 de setembro, para fazer este evento." Em Juiz de Fora, a abertura será nesta segunda-feira, 24 de setembro, às 19h, na sede campestre do Sesc.

Sobre o fato de o país estar preparado para estes acontecimentos, Carvalho acredita que existe um crescimento no setor, mas que ainda é pouco. "Estamos vendo uma melhoria na malha viária, construção de novas instalações e capacitação do comércio, mas sabemos que ainda não é o ideal. Por isso, estamos promovendo ações como esta, para descobrir quais as necessidades do mercado", explica.

O diretor escolar do Senac Juiz de Fora destaca que a região possui um forte potencial, por estar localizada entre os eixos Rio/São Paulo. "Nosso município é privilegiado pela localização, e agora com estas grandes oportunidades nós temos que partir do campo de potencial para o campo de ação", ressalta.

Além de Juiz de Fora, a Semana do Turismo também ocorre na capital do Estado e em outras cidades do interior. Carvalho acredita que cerca de 300 pessoas devem participar da programação local. "Este é o momento para as pessoas se capacitarem e aperfeiçoarem, antes do evento internacional mais próximo que iremos sediar, que é a Copa das Confederações."

Em Juiz de Fora o evento será na sede campestre do Sesc, na rua do Contorno, s/n, bairro Nova Califórnia. As inscrições para as palestras, cursos e workshops são gratuitas e devem ser feitas no local, antes de cada evento.

Confira a programação

  • Segunda-feira, 24/09

19h - Palestra de abertura - Turismo: Cenário de Oportunidades

  • Terça–feira, 25/09

13h - Seminário GOL/JF – Preparativos para Copa

14hPreparos para a Copa: a experiência Senac com a África do Sul - Hegler Guimarães – Assessor de Projetos do Senac Minas

15h20 Coffee-break

15h40Workshop: Levantamento de ações para Juiz de Fora - Mediação: André Luiz Carvalho – diretor do Senac Juiz de Fora

16h40Workshop: Definição de prioridades e responsabilidades - Mediação: Daniele Feyo – SPDE/Prefeitura

17h30 - Encerramento

  • Quarta-feira, 26/09

19h - Palestra: Como realizar pesquisa de passagens e roteiros de viagens na Internet

  • Quinta-feira, 27/09

9h - Workshop: Petiscos Mineiros

10h - Palestra: Qualidade na prestação de serviço para o turismo

10h às 17h - Atendimento comunitário - Manicure

18h - Workshop: Aproveitamento de Alimentos

  • Sexta-feira, 28/09

9h - Preparo de caldos e cremes

10h às 17h - Atendimento comunitário - Cabeleireiro

13h30 - Palestra: Alimentação na melhor idade

  • Sábado, 29/09

10h - Atendimento Comunitário: Shiatsu. Design de Sobrancelhas. Manicure

14h- Preparo de sobremesas especiais

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Juiz de Fora sedia Semana do Turismo e Hospitalidade