Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013, atualizada às 15h30

Gasolina e diesel ficam mais caros


Da Redação
gasolina

O preço da gasolina comum (Gasolina A) sofreu um aumento de 6,6%. A medida vale a partir desta quarta-feira, 30 de janeiro. Já o preço óleo diesel teve um reajuste de 5,4%. Segundo a Petrobras, o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar os preços dos derivados com os vigentes no mercado internacional. Segundo nota da estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste, não incluem os tributos federais como a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

O último reajuste anunciado pela estatal para a gasolina ocorreu em 25 de junho do ano passado, quando o tipo comum do produto subiu 7,83% nas refinarias. Na ocasião, o óleo diesel foi reajustado em 3,94%, também sem a incidência dos tributos federais e estadual.

Naquela ocasião, no entanto, o aumento não chegou ao bolso do consumidor final uma vez que o governo, para manter a inflação, sob controle, zerou a alíquota da Cide.

No caso do óleo diesel, no entanto, a Petrobras voltou a anunciar um novo aumento de 6%, que passou a vigorar no dia 16 de julho de 2012, nas refinarias da estatal.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Gasolina e diesel ficam mais caros