Emin?ncia Parda Banda vai finalizar seu terceiro CD ainda esse ano
com m?sicas consagradas do rock dos anos 70

Thiago Werneck
Colabora??o*
30/04/2007

M?sicas que marcaram o rock e a MPB nos anos 70 e um repert?rio pr?prio da banda. S?o com essas can?es que o grupo Emin?ncia Parda se destaca h? 21 anos no cen?rio da m?sica de Juiz de Fora. E para quem estava sentindo falta de um novo CD, ele est? vindo a?. Um ?lbum com releitura de rocks antigos vai ser lan?ado no segundo semestre desse ano. No momento, falta apenas a finaliza??o do disco.

A op??o por gravar m?sicas antigas veio para registrar os arranjos feitos pela banda para m?sicas que marcaram toda uma gera??o.

"Fazer um CD com m?sicas pr?prias requer um ideal, uma proposta central. Composi?es em gaveta temos um monte, mas preferimos esperar e, hoje, dar oportunidade ao p?blico de ter todas as nossas releituras que s?o destaque em nossos shows. E todas essas m?sicas t?m a nossa cara", destaca o vocalista da banda Edson Le?o, mais conhecido como Edinho (foto abaixo).

M?sicas de Secos e Molhados, Mutantes, Clube da Esquina, Beto Guedes e Milton Nascimento influenciam a banda, que n?o tem repert?rio fechado em seus shows.

"N?s tocamos m?sicas nossas, releituras de sucessos antigos e tamb?m quando d? na cabe?a bandas que t?m influ?ncias iguais as nossas. Como exemplo, Pato Fu e Zeca Baleiro. A gente n?o pega pesado s? em m?sica nossa porque o p?blico quer sempre acompanhar m?sicas que j? conhecem. As m?sicas tocadas variam em cada show, de acordo com nossa vontade e pedidos de quem acompanha a apresenta??o", explica Edinho.

Segundo o vocalista, quando o p?blico conhecer as m?sicas da banda, o maior objetivo deles estar? cumprido. "Queremos fazer um show tocando todas nossas can?es e com a galera cantando junto e reconhecendo nosso trabalho. Mas em Juiz de Fora quase n?o h? acesso ao nosso trabalho. S?o raras as r?dios que tocam m?sica do Emin?ncia Parda e de bandas da cidade. Assim n?o tem como o p?blico conhecer nosso trabalho. ? muito dif?cil conseguir emplacar m?sicas in?ditas hoje", observa.

A maior dificuldade da banda, refor?am os integrantes, ? a falta de apoio de alguns meios de comunica??o, principalmente das r?dios da cidade. "Aos poucos t?m surgido algumas iniciativas da m?dia, mas o meio radiof?nico, que ? o principal propagador de m?sicas e bandas, n?o nos d? apoio. Falta os donos das emissoras dialogarem com representantes das bandas de Juiz de Fora e negociar nosso espa?o. Assim mais bandas daqui v?o ter reconhecimento do p?blico", avalia Edinho.

O show do Emin?ncia Parda

O n?mero de apresenta?es da banda diminuiu nos ?ltimos anos. O compromisso de alguns integrantes com outros projetos restringe um pouco a agenda do grupo. Mas em duas d?cadas de estrada o Emin?ncia Parda j? viajou por diversas cidades de Minas Gerais e tamb?m j? fez algumas apresenta?es no Rio de Janeiro.

A expectativa de Edinho ? que com o lan?amento do terceiro CD o grupo volte a sair mais de Juiz de Fora. "Vamos finalizar esse projeto primeiro. Vamos expandir nosso trabalho pela regi?o. Temos ainda uma m?sica in?dita saindo em um CD de colet?nea de uma casa noturna da cidade e duas can?es novas de rock que devem ficar dispon?veis em acervo virtual s? de bandas de Juiz de Fora. O projeto est? sendo comandado pela banda Martiataka", acrescenta.

A banda tem dois CD's: o Emin?ncia Parda lan?ado em 1994 e Cidade sob Chuva que foi para o mercado em 2003, mas o grupo tem muitas m?sicas "perdidas" por a?. Alguns demos ficaram somente entre os amigos, outras can?es estiveram presentes na primeira forma??o da banda e tantas outras em gaveta.

"Hoje falta um espa?o para voc? passar a id?ia de sua m?sica ao p?blico. No teatro, por exemplo, ? um local onde as pessoas prestam aten??o no que voc? fala e toca. Hoje, h? espa?o em Juiz de Fora apenas em festas e o pessoal n?o presta aten??o na id?ia. Para lan?ar um CD temos que ter uma proposta central uma id?ia para passar. Hoje, falta isso em nossa cidade. Quem sabe se abrissem mais os anfiteatros de faculdades e teatros para n?s...", acredita Edinho.

A Banda

Atualmente, o Emin?ncia Parda tem a forma??o com Edson Le?o(vocalista), Wesley Carvalho (guitarra), Guiley (contra-baixo), Marcelo Panisset(bateria), Daniel Goulart (guitarra e vocal) e Luiz Lima (percuss?o e vocais). Edinho conta que h? 12 anos essa ? a forma??o da banda.

"Eu e Wesley estamos desde a primeira forma??o em 1986. Mesmo com as mudan?as, comuns no meio, n?s nunca perdemos nosso foco. Em todos os 21 anos de carreira a influ?ncia do rock e MPB dos anos 70 marcou o estilo de nossas m?sicas e apresenta?es", relata.

Essa ? marca da banda que hoje tem p?blico cativo em Juiz de Fora. Edinho conta que existem aqueles que v?o em todos os shows e outros que acompanham o trabalho e sempre que aparecem a apresenta??o fazem algum critica ou elogio.

"Acho isso muito bacana, criamos a nossa marca. Nossa grande onda ? fazermos do nosso jeito todas as m?sicas. Tocamos o que tivermos vontade, sempre dentro de nosso estilo rock n'roll", completa Edinho.