Artigo
Ano novo, vida nov?ssima
:::30/12/2005

? bem nessa ?poca do ano que justificamos aquela nada original frase dos meninos: "Elas s?o todas iguais!". Nesse ponto, eles est?o certos. ? bem pertinho da virada que fazemos nossa ocult?ssima lista com aqueles velhos conhecidos itens que n?o se compram em supermercado. S?o tipos e atitudes que pretendemos seguir durante o lindo ano que est? prestes a come?ar.

Assim como Bridget Jones, a fict?cia personagem de Helen Fielding e dona do di?rio mais c?mico e picante do cinema, n?s tamb?m, ao final de cada ano, colocamos no papel os desejos mais importantes. Os dela, claro, s?o aqueles mesmos, iguaizinhos aos nossos, do tipo: emagrecer quatro quilos, parar de fumar, esquecer aquele ot?rio e juntar dinheiro na poupan?a.

Sim, Bonita, nossa hero?na nada mais ? do que o retrato de n?s mesmas, um espelho que mostra exatamente como agimos ?s v?speras do Reveillon. E o pior de tudo ? que - assim como ela - nunca conseguimos cumprir nem metade da listinha, apesar de comemorarmos, na maioria das vezes, um final feliz.

Drummond, em um de seus vastos momentos de genialidade, diz que o inventor do ano era um cara inteligente. "Doze meses d?o para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos". Mas eis que surge o milagre da renova??o: "Tudo come?a outra vez com outro n?mero e outra vontade de acreditar que daqui por diante vai ser diferente". ? bem bonito isso que ele diz. S? que precisamos deixar de lado a id?ia de que s? o ano novo ? ?poca de querer mudar, sacudir, "bombar" a vida.

Se viver ? nascer aos poucos, j? apontava Antoine de Saint-Exup?ry (?, esse mesmo do Pequeno Pr?ncipe), ? sempre tempo de renova??o - do guarda-roupas ?s manias. Mesmo que a esperan?a ainda dance naquela corda bamba de sombrinha, acredite no recome?o. Seja janeiro, fevereiro, julho, aos 20, 30, 70 anos, n?o se esque?a: cada momento que passa ? uma oportunidade de virar a mesa.

Um ?timo 2006 e, mais ainda, um ?timo recome?o de vida!

Em tempo: A partir deste m?s, estarei escrevendo a coluna de Porto Alegre, RS. ?, Bonitas, troquei fam?lia, amigos, dois empregos ?timos e uma cidade del?cia de morar que ? Juiz de Fora, por uma nova vida na capital ga?cha, onde n?o conhe?o ningu?m, n?o sei onde fica nada, e ? longe pra burro de Minas. Gra?as ? internet, vamos continuar em 2006 aqui na ACESSA.com muita (di)vers?o feminina! E viva o recome?o!



Que vov?, que nada!
Que o Rom?rio ? metido, tira onda com tudo e quase beira ao insuport?vel, todo mundo sabe. Mas quem diria que o Baixinho iria calar a boca da mo?ada com o t?tulo de artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2005, logo aos 39 anos de idade?! O Bonito passou o ano inteiro ouvindo torcedor, imprensa e amigos na press?o para que se aposentasse definitivamente dos campos e partisse pra outra. Mas o cara n?o s? n?o deu bola pra isso como fez bonito. Rom?rio ? daqueles que sabe o que quer e o quanto pode. Mostrou quem ? rei e eu queimei a minha l?ngua.



Recome?o for?ado
N?o d? pra dizer que foi a maior, mas com certeza, o esc?ndalo e a cassa??o do Jos? Dirceu fecharam o ano como uma das piores decep?es dos brasileiros. De um cara com o passado pol?tico glorioso, uma base trabalhista fora de suspeitas, escolhido o homem do ano em 2004, a gente esperava mais dignidade. Mas Dirceu j? tem planos para o ano que come?a. Lan?ar um livro, voltar a advogar, viajar pelo mundo est?o entre os projeto para 2006. Bom, ele est? certo. Afinal, ? ano novo com vida nova pra todo mundo, n??!


Clique aqui e mande sua sugest?o sobre esta coluna

Andr?ia Barros ? jornalista
Saiba mais, clicando aqui!