Quinta-feira, 3 de abril de 2014, atualizada às 18h20

Feira de artesanato expõe objetos da Páscoa

Lucas Soares
Repórter

A Casa da Cidadania e o Centro Pop realizam uma feira de artesanato com produtos à venda na sede da AMAC, na avenida Rio Branco 1843, no 4º e 5º andar. Durante a sexta-feira, 4 de abril, entre 8h30 e 11h e entre 14h30 e 17h, a população está convidada a conhecer o trabalho dos artesãos.

Todos os produtos que foram produzidos pelos assistidos podem ser comprados a preços populares pela população, com 60% do valor da peça vendida indo para o bolso, gerando uma renda extra.

De acordo com Luiz Arlindo de Oliveira, 43, um dos assistidos pela Casa da Cidadania, o artesanato foi o que salvou sua vida. "Tem uma importância muito grande na minha vida. No terceiro convite eu aceitei que eles me tirassem da rua. Eu dormia debaixo de uma marquise, vivia para a bebida. Aqui aprendi a fazer meu artesanato, abandonei a bebida há oito meses e tenho um propósito. Tem que ter muita força de vontade para isso. Graças a Deus eu consegui", comemora o artesão.

Para conseguir o sucesso, seu Luiz e outros assistidos pelo programa contam com apoios de educadores. A pedagoga da AMAC Josélia Maria Avelino, que também atua na Casa da Cidadania, conta um pouco de como é feito o trabalho. "Aqui eles podem passar o tempo, ter uma atividade. Serve tanto como ocupação do tempo e uma renda, já que eles recebem parte do valor. Os trabalhos são bonitos, o material é de fácil acesso. Temos que ajudar essas pessoas que, em sua grande maioria, não conseguem retornar ao mercado formal de trabalho", explica.



A Casa da Cidadania atua diretamente com pessoas que se encontram vivendo na rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social, proporcionando o acolhimento dessas pessoas. Já o Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas para quem também mora na rua. Ambos os projetos são geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora e executados da AMAC.

ACESSA.com - Feira de artesanato exp?e objetos da P?scoa