Versão Feminina

Por



Artigo
Jogo de incertezas
:::27/06/2006

Que h? mais coisas entre o c?u e a Terra do que imagina a nossa v? filosofia, isso a gente sabe. Bom, pelo menos, isso a gente sabe. Esse mundo de pernas pro ar - e, vamos combinar: ? cada vez mais ar do que perna - faz a gente se sentir angustiada. ? muita informa??o, n?o d? pra saber tudo. E a gente acaba parecendo com a protagonista daquela cl?ssica do Kid Abelha - saber de quase tudo um pouco, e quase tudo mal. Mas o "tudo ao mesmo tempo agora" tem me pegado de jeito. Eu, particularmente, ando sem entender bem as coisas. E creio eu que n?o ? fase passageira, n?o...

Mas bom, pra isso n?o parecer um di?rio a c?u aberto, quero compartilhar com as bonitas - e bonitos tamb?m, que por ventura ou curiosidade l?em e escrevem para a ACESSA! - a deliciosa e curiosa arte de desvendar perguntas imposs?veis.

Mas se a vida ? um jogo invari?vel de incertezas, algumas delas s?o engra?adas e mirabolantes. Eu n?o entendo, por exemplo, por que n?o conseguimos mais viver off line, nem como um cara que dirige uma Ferrari consegue fazer com que ela estrague toda semana.

Por que cargas d??gua os gases d?o tanto problema no mundo? Se Deus esta em todo lugar, por que rezamos olhando pra cima? Por que mataram John Lennon? Por que o Super-Homem e a Britney Spears usam a cueca por cima da cal?a? Por onde anda o Nemo? O que realmente ? um texto vibrante? Por quais motivos dizem que o mundo vai acabar? O que o planeta fez pra ter que acabar? E n?s, por que temos que morrer? Por que n?o ficamos vivos para sempre, qual o problema? Algu?m tamb?m me diz onde Judas perdeu as botas? E como assim o Maom? n?o foi ? montanha? Por que a mo?a do leite condensado ainda ? mo?a se ela j? tem mais de 50 anos?

Seria legal se existisse um livrinho respondendo todas as perguntas pra gente n?o ficar desnorteada. Mas creio que seria imposs?vel. Mas ser? poss?vel que exista alguma coisa imposs?vel? Se for poss?vel, tal coisa n?o ? imposs?vel, pois foi poss?vel ela existir!

Em tempo: tudo bem, as incertezas s?o pra l? de po?ticas. Clarice Lispector, certa vez, justificando sua fragilidade perante as informa?es o mundo, disse que se sentia muito mais completa quando n?o entendia. ?s vezes, a ignor?ncia ? uma b?n??o. Mas, sem querer contrariar a maravilhosa escritora, n?o consigo viver assim. Acho que pleb?ia demais para me sentir Lispector.



Joguinho legal
Perguntas engra?adas, respostas mais divertidas ainda. Gostei de brincar disso... manda sua pergunta maluquete pra mim! E se souber a revela??o de algumas perguntas, manda tamb?m. Vai ser legal!




Em xeque
O bom de algumas decis?es ? que a gente pode voltar atr?s. Mas outras n?o. Ent?o, na d?vida, n?o fa?a, n?o critique, n?o pe?a emprestado, n?o opine, n?o corra, n?o ultrapasse, n?o desista, n?o se desespere, n?o se deprecie, n?o se descabele, n?o duvide, n?o o abandone.


Clique aqui e mande sua sugest?o sobre esta coluna

Andr?ia Barros ? jornalista
Saiba mais, clicando aqui!