Enem 2014: mais de 1,5 mil são eliminados por desrespeito às regras
Realizado no último final de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 1.519 candidatos eliminados por desrespeitarem as regras do exame. Desses, 236 foram eliminados por uso indevido de celulares. O índice de abstenção no exame chegou a 28,64%. O balanço foi divulado nesta noite pelo ministro da Educação, Henrique Paim.
Na análise do ministro, a aplicação transcorreu com "tranquilidade, o que mostra que chegamos a um momento de consolidação desse processo". O Enem foi aplicado neste sábado e domingo em 1,7 mil municípios.
No ano passado, a taxa de abstenção alcançou 29,7%, e e as eliminações chegaram a 1,5 mil, sendo 47 por uso indevido de celular. Os números desse ano, segundo Paim, ainda podem aumentar com a análise das atas de cada local de prova.
- Receita libera consulta ao penúltimo lote de restituições até a próxima semana
- Serviço de alistamento e mudança de domicílio eleitoral é retomado
- Contribuinte poderá fazer rascunho da Declaração do Imposto de Renda
Paim também voltou a lamentar a morte de Edivania Florinda de Assis, em Olinda (PE). Segundo ele, houve também um nascimento, em Caucaia (CE), de uma criança chamada Júlia. A mãe, Maria Alves Viera, entrou em trabalho de parto durante a prova. O ministro também confirmou que ocorreram ao menos três prisões, mas não divulgou o número oficial. Isso será feito, segundo ele, posteriormente, com a presença da Polícia Federal.
Pelo Twitter, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu aos colaboradores no Enem e disse: "A consolidação do #Enem permite que mais estudantes possam ter aceso às oportunidades criadas pelo #Sisu e entrar na universidade pública". Ela também disse que o Enem foi um sucesso de organização e "candidatas e candidatos tiveram condições para realizar suas provas com tranqüilidade e buscar seu sonho na universidade".
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia 12 de novembro, quarta-feira. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Com informações da Agência Brasil
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!