Votação nas urnas segue tendência das pesquisas eleitorais

Cerca de 165 mil votos serão disputados no segundo turno, que ocorre no dia 28 de outubro

Andréa Moreira
Repórter
8/10/2012
Pesquisa Eleitoral

O primeiro turno das eleições municipais de Juiz de Fora teve 386.662 votos computados, destes 319.651 foram válidos. A apuração que encerrou às 20h16 do último domingo, 7 de outubro, revelou que o candidato Bruno Siqueira (PMDB) conseguiu 115.267 votos, o que representa 40,26%. Em segundo lugar, a candidata do PT, Margarida Salomão recebeu 106.487 votos, alcançando 37,19%. Já o atual prefeito, Custódio Mattos (PSDB) conseguiu 60.378 votos, totalizando 21,09%.

O resultado apresentado nas urnas, seguiu a tendência das últimas pesquisas eleitorais que foram apresentadas pela imprensa local. No dia 16 de agosto, a pesquisa do Ibope Inteligência/TV Juiz de Fora apontava Margarida em primeiro lugar, com 37% das intenções. Seguida por Bruno Siqueira, com 22%, e Custódio Mattos, com 17%. Já no dia 14 de setembro, outra pesquisa publicada pelo mesmo instituto apontava uma queda da candidata do PT, de três pontos percentuais, atingindo 34%. Bruno Siqueira subiu de 22% para 24% e o atual prefeito, de 17% para 20%. Já a pesquisa eleitoral publicada no dia 3 de outubro, revelava que o candidato do PMDB, ocupava o primeiro lugar da preferência dos eleitores, com 30%; seguido de Margarida Salomão, com 28%. Custódio Mattos manteve a terceira posição e o nível de preferência de 20%.

O cientista político Paulo Roberto Figueira Leal ressalta que a série histórica de pesquisas é conveniente com os resultados das eleições. "O crescimento do Bruno e a estabilidade da Margarida foi um movimento captado pelas pesquisas e isso se refletiu nas urnas. A diferença de apenas dois pontos percentuais, o que revela um empate técnico também foi comprovado, afinal, a diferença entre os dois candidatos ficou em torno de 9 mil votos."


Arte Raphael Hauck 

 

Reta final

Leal acredita que essa colocação dos candidatos não terá influência na decisão do segundo turno. "Se contarmos as quase 70 mil abstenções, os 30 mil votos nulos e brancos, os 60 mil votos do Custódio e mais os cerca de 5 mil votos dos demais candidatos, teremos cerca de 165 mil votos que serão disputados tanto pela Margarida, quanto pelo Bruno. Então, este empate técnico revela que qualquer cenário é possível."

Segundo turno

O segundo turno das eleições acontecerá no dia 28 de outubro, das 8h às 17h. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), além de Juiz de Fora, as cidades de Montes Claros, Contagem e Uberaba também só conhecerão seus representantes do Executivo no último domingo deste mês.

A propaganda eleitoral já está liberada nestes municípios. Já a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, de acordo com o Calendário Eleitoral, deve começar até este sábado, 13.

ACESSA.com - Vota??o nas urnas segue tend?ncia das pesquisas eleitorais