Assembleia Legislativa ouve reivindicações da população e de políticos de JF

Demandas da Zona da Mata incluem investimentos em saúde, estradas e segurança. Evento também serviu para os deputados prestarem contas

Raphael Placido
Repórter
18/2/2013
dinispinheirobrunosiqueirajuliogasparette

Deputados estaduais de Minas estiveram na Câmara Municipal de Juiz de Fora na manhã desta segunda-feira, 18 de fevereiro. O evento, comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), teve dois objetivos: prestar contas do trabalho realizado pela ALMG nos últimos dois anos, e fazer com que os políticos e cidadãos da Zona da Mata tenham um canal para apresentar sugestões, para a atividade legislativa e reivindicações pontuais. Este é o primeiro de 17 encontros regionais previstos para acontecer em todo o Estado.

O público, que lotou o Plenário da Câmara, pôde, ao final da apresentação dos parlamentares, encaminhar, por escrito, propostas que serão recebidas e sistematizadas pela equipe técnica da Assembleia, subsidiando os parlamentares em seu trabalho de criação de projetos de lei.

Para Pinheiro, a regionalização da prestação de contas é importante para a Assembleia aperfeiçoar sua atuação. "Minas são muitas, e nós precisamos buscar, permanentemente, o contato com todas elas, a fim de conseguirmos ser a voz e o poder de todos os cidadãos mineiros. Queremos uma Assembleia dinâmica, próativa e conversando com a sociedade mineira. Então, temos que buscar a opinião e o saber do povo", afirma.

Prefeito critica distribuição dos royalties e pede apoio aos deputados

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) esteve no encontro e falou, com conhecimento de quem há bem pouco tempo estava na Assembleia, da importância da visita dos deputados estaduais. "É muito bom que eles possam vir aqui a analisar nossos problemas, como a questão da segurança pública, que compete muito mais ao Governo do Estado do que à Prefeitura. Além disso, é fundamental trazer cada vez mais empresas para a nossa região", diz.

Em seu discurso, Siqueira foi enérgico ao criticar a distribuição dos royalties do petróleo, e cobrou mais ação para reverter o quadro, que ele chamou de injusto. "Minas está perdendo muito enquanto o Rio continuar com os royalties. O petróleo está no mar, e o mar é da União. Precisamos de recursos federais mais bem distribuídos. Não queremos mais ficar de pires na mão, mendigando. Precisamos de recursos aqui. Aqui está o povo."

Reivindicações da região

Três questões destacaram-se entre as mais comentadas: saúde, segurança e estradas estaduais. Para o vereador Júlio Gasparette (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, é importante o acompanhamento das principais dificuldades dos municípios, que incluem educação, saúde, lazer e questões econômicas. Além desses, o vereador atentou para dois pontos que precisam de mais atenção. "Queremos, o quanto antes, ver a estrada que ligará a BR-040 ao Aeroporto Regional em funcionamento. Outra reivindicação que faço, em nome do parlamento, é que o município possa ter a administração do Expo Minas."

Sobre a estrada, o prefeito comentou que esteve na última semana com o governador Antônio Anastasia (PSDB), e lhe foi garantido que a obra está licitada, com a questão ambiental aprovada, e terá início ainda neste semestre.

Prestação de contas

A ALMG aproveitou o evento para mostrar as leis e os projetos aprovados que beneficiaram a Zona da Mata entre 2011 e 2012. Destacam-se a lei que instituiu o Fundo Estadual do Café (Fecafé), o aperfeiçoamento da legislação que regulamenta a produção de queijo artesanal, a lei que reduz para 0% a carga tributária do ICMS do feijão em operações internas, e incentivos fiscais para diversos ramos de atividade presentes na região.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Assembleia Legislativa ouve reivindica?es da popula??o e de pol?ticos