Ares renovados Ventiladores de teto chegam com novo design e se transformam
em mais uma op??o de decora??o em casas e escrit?rios

Renata Cristina
Rep?rter
09/12/2006

Clique na galeria de fotos ao lado para conhecer alguns modelos de ventiladores de teto dispon?veis no mercado

Foto de uma cama arrumada com almofadas e cobre-leito At? mesmo os ventiladores foram escolhidos como um item decorativo para os mais diversos ambientes. Desde a sala, o quarto das crian?as e, inclusive, o local de trabalho podem ganhar um toque original quando o assunto ? climatiza??o.

Aqueles velhos exemplares barulhentos, desengon?ados e que eram sin?nimo de maior gasto de energia el?trica foram substitu?dos por um design arrojado e s?o economicamente vi?veis, gastando em m?dia 0,1 Kwh, o mesmo do que uma l?mpada de 120Kw. Se compararmos ao ar condicionado, a economia ? ainda maior, supondo o uso de 8 horas di?rias o consumo mensal do ar seria de 240Kwh, enquanto que com o ventilador de teto o gasto ? de 24Kwh.

No mercado, h? uma vasta linha de ventiladores para agradar a gregos e troianos. O carro-chefe da nova cole??o ? o clean, com um desenho arredondado e que privilegia cores suaves. De acordo com o propriet?rio de uma loja especializada no setor, Nelington Guimar?es, foi-se o tempo do ventilador de madeira com lumin?rias de pl?stico. "Ao inv?s daquele spot de luz oval, as pessoas est?o procurando o plafom que d? um formato arredondado e est?tico e, ainda, decoram o ambiente", reconhece.

Mas para quem n?o quer saber do b?sico, h? op?es sofisticadas, com espa?o para at? tr?s l?mpadas, indicadas para salas de visita, TV e home teather. A vantagem? Maior luminosidade e estabilidade na pe?a, fato que traz maior conforto para os ambientes de maior conviv?ncia social. A desvantagem est? no pre?o. Um exemplar mais sofisticado custa cerca de R$ 400.

Foto ventiladores Foto ventiladores Foto ventiladores

Uma outra novidade do mercado s?o os ventiladores infantis, ideais para decorar o quarto dos pimpolhos e dar um toque alegre, de acordo com as cores do local. Voc? pode optar por hastes coloridas ou um plafom com desenhos animados, carinhas, estrelas e tudo mais o que a imagina??o permitir. Para a meninada que gosta de olhar para o alto, antes de dormir, h? ventiladores que, logo ap?s apagar a luz, projetam no ch?o a imagem desenhada. D? at? para brincar com a pe?a!

Quando falamos de crian?as, ? importante lembrar da manuten??o do ventilador. Em geral, a divers?o com o "novo brinquedo" faz tanto sucesso que os mais afoitos querem acender e apagar a luz e, ainda, reverter a rota??o do aparelho abruptamente. Este ? o ?nico detalhe que pode fazer a diferen?a em rela??o a vida ?til do seu ventilador: "se ele est? no exaustor, desligue-o e aguarde para mudar para a ventila??o", aconselha o propriet?rio de uma loja especializada Marco Ant?nio Scio.

Foto de ventilador Foto de ventilador

Vantagens em qualquer ambiente

Almofadas e travesseiros recostados na cabeceira da cama Se h? d?vida quanto a instalar ou n?o o ventilador, pelo fato de "estragar" a decora??o do local, o ideal ? pedir a orienta??o de um profissional. Para n?o errar na escolha do modelo, material e cor, combinando com o seu bolso, aposte nas alternativas que v?o de encontro ao espa?o. Nos quartos, opte por materiais de acordo com os m?veis e objetos. Se o quarto ? r?stico, vale haste de madeira ou at? f?rmica. No caso de um quarto mais sofisticado, os desenhos mais arredondados caem como uma luva.

Se quer garantir beleza tamb?m no escrit?rio, n?o inove. Modelos cl?ssicos, em tons past?is v?o ajudar na harmonia do ambiente, principalmente, se algum dia voc? precisar fazer uma reforma no local. Essa dica vale tamb?m para o quarto das crian?as. Os modelos coloridos n?o v?o cair bem quando eles estiverem maiores.

Nas salas de visita, principalmente, com ?reas mais amplas, voc? pode tentar modelos maiores e em cores mais escuras, como o cinza e o preto. Tudo depende da sua criatividade para dar bons e renovados ares a sua casa!