Taís Coutinho Thaís Coutinho 25/4/2011

Carambola

foto de carambolaOriginária da Índia, a carambola, também conhecida como Averrhoa carambola, chegou ao Brasil em 1817. O fruto quando cortado de maneira transversal tem a aparência de uma estrela, por este motivo, muitas vezes é chamada de fruta estrela.

O fruto pode ser apreciado in natura ou consumido na forma de suco, geleia, doces, caldas e em preparações salgadas, em saladas. São muito decorativas em pratos de carne, sobremesas, tortas ou bebidas espumosas, cocktails e ponches. É uma fruta bem versátil e muito saborosa.

Mais não são somente estes benéficos e qualidades que a fruta estrela oferece. É rica em sais minerais (principalmente cálcio, fósforo e ferro) e nas vitaminas A, C e do complexo B.

O ferro vai atuar na formação das células do sangue e também dos músculos, além do transporte e armazenamento de oxigênio. Está envolvido também no funcionamento do sistema nervoso central e de defesa. De suma importância na prevenção da anemia.

O cálcio é essencial para a construção, manutenção e resistência de ossos e dentes. Auxilia nos processos referentes ao coração, músculos, sangue e nervos. Ajuda no controle da osteoporose, raquitismo, osteomalácia e em indivíduos com a pressão alta.

Da mesma forma que o cálcio, o fósforo é fundamental para os ossos e dentes e está distribuído em todas as células do organismo e líquidos celulares. Sua ausência pode causar irritabilidade, fraqueza e problemas referentes aos ossos, rins, nervos e músculos.

A vitamina A é muito importante no combate a problemas relacionados à visão. Ajuda na manutenção da pele e dos tecidos, além do desenvolvimento dos ossos. É essencial para a resistência às infecções. Atua também nas funções de crescimento e reprodução hormonal.

A vitamina C é considerada antioxidante, pois proporciona o retardo do envelhecimento precoce e melhora a absorção de ferro pelo organismo. Auxilia no processo de resistência às infecções e está envolvida na cicatrização de feridas, fraturas e contusões. É essencial para a produção e manutenção do colágeno (substância proteica responsável pela integridade da estrutura celular de tecidos fibrosos como: pele, tendões, cartilagem, entre outros).

As vitaminas do complexo B são responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

É muito importante lembrar que a fruta apresenta também quantidade significante de ácido oxálico o que é altamente tóxico para pacientes renais. Nestes indivíduos, o rim não filtra a toxina ingerida, ficando então acumulada no sangue, podendo atingir os neurônios e provocar soluços e convulsões.


Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet 

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.