• Assinantes
  • Saúde
    Deimersom Pereira Frazão Deimersom Frazão 11/09/2013

    Verão vindo aí... E minha barriga, como perdê-la?

    barrigaUm dos maiores responsáveis pela corrida das pessoas à prática de uma atividade física, com certeza são os músculos abdominais. A busca incessante pela perda da famosa "barriguinha", "pochete" é constante e, em alguns casos, torna-se uma obsessão e objetivo único no treino de uma pessoa.

    Mas antes de entrarmos no mérito da questão que envolve o treinamento dessa cadeia de músculos, irei primeiro elucidar as principais funções da mesma.

    O nome parede abdominal não é usado à toa, o abdômen atua como uma barreira protetora natural contra choques mecânicos que podem ocorrer em nossas vísceras e órgãos internos durante uma pressão ou pancada sofrida nessa região. Na manutenção da postura ereta e a fim de preservar a coluna vertebral, os músculos abdominais atuam como suportes e mantenedores da mesma, principalmente nas posições onde o tronco se apresenta "em pé". A pressão interna exercida pela parede abdominal também é auxiliadora em diversas funções fisiológicas dos órgãos internos e vísceras.

    Somente por esses motivos que apontei anteriormente, já podemos elencar que essa cadeia muscular é uma das mais importantes e que merece um cuidado especial em seu treinamento, mas o que mais chama atenção para essa região é a famosa "barriga chapada", o "tanquinho" e hoje em dia, a chamada "barriga negativa."

    Para o treino dos músculos abdominais e eliminação da indesejada barriguinha, não adianta como muitos acreditam, apenas fazer "Abdominal"! A gordura localizada é eliminada primordialmente através do exercício aeróbico e não através dos exercícios abdominais, embora é válido deixar frisado que em qualquer atividade física há dispêndio energético, no entanto, a melhor forma de se perder a "barriguinha" é por meio de exercícios aeróbicos. O mito "vou fazer abdominal para perder a barriga", é falso, pois a perda de gordura não se dá de forma localizada e sim de forma global proveniente de uma alimentação balanceada, repouso, descanso e uma boa orientação profissional de um Personal Trainner. Esse saberá qual o melhor tipo de exercício aeróbio que lhe proporcionará melhor rendimento e resultados. É fundamental uma orientação personalizada e direcionada, pois cada pessoa é um caso e um objetivo diferente, logo, as ferramentas e os caminhos a serem trilhados, também variam de caso a caso.

    Bom treino!


    Deimersom Frazão é Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se graduou. Personal Trainer, atuando também como consultor em empresas e academias, professor de ginástica com diversas capacitações e certificações internacionais.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.