Passaporte

Por



Quinta-feira, 31 de janeiro de 2008 atualizada ?s 19h08

Passaportes s?o retirados normalmente em Juiz de Fora, mesmo com adequa??o no sistema da Pol?cia Federal


Thiago Werneck
Rep?rter

A interrup??o do sistema da Pol?cia Federal que agenda uma data para retirada de passaportes, n?o interfere no servi?o oferecido em Juiz de Fora. Para ter o documento na cidade, basta comparecer a PF com os documentos exigidos, aguardar cerca de 20 minutos e depois esperar um prazo de 15 dias para poder retir?-lo (Saiba como retirar o documento).

Em m?dia, s?o emitidos 70 passaportes por dia em Juiz de Fora, mas a maioria deles s?o de cidades da regi?o. JF ? a ?nica na Zona da Mata que fornece esse documento, os outros postos da PF que oferecem o servi?o ficam no Sul, Leste, Norte, Tri?ngulo Mineiro e Belo Horizonte.

Segundo o agente federal Ivo Fonseca, em Juiz de Fora, o passaporte ainda ? emitido em sistema antigo e por isso n?o sofre os reflexos d? paralisa??o do sistema, que at? quarta-feira de cinzas n?o vai marcar datas para retirada do documento. "Aqui n?o precisa marcar, a gente confere os documentos e a pessoa deixa o formul?rio para depois de 15 dias receber o passaporte"

Por ainda estar com sistema antigo do documento, o pre?o tamb?m sai mais em conta. Enquanto em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, S?o Paulo e em outros locais a taxa para retirar o passaporte ? de R$ 156,17, em Juiz de Fora o pre?o ? de R$ 89,71. "As fun?es s?o as mesmas do sistema novo, tem validade igual de cinco anos e n?o restringe viagem para nenhum pa?s", diz o agente Ivo.