• Assinantes
  • Autenticação
  • Dengue
    Sexta-feira, 11 de março de 2011, atualizada às 14h09

    Juiz de Fora registra 121 casos de dengue

    Victor Machado
    *Colaboração
    combte à demgue

    Juiz de Fora registrou, até esta sexta-feira, 11 de março, 121 casos de dengue, 287 notificações e 88  investigações, segundo dados do boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SS). Do total de casos, cem deles foram contraídos na própria cidade e 21 foram importados.

    Segundo informa a assessoria de comunicação da SS, o fato de no mesmo período do ano passado o número ter sido 221, não faz com que a situação esteja sob controle.

    Um dos fatores apontados pela equipe técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) para a redução nos números foi a realização do Carnaval no mês de março, época com bastante chuvas. No entanto, a expectativa é que os casos voltem a aumentar, a partir do período de estiagem. A SS acredita que, caso isso não aconteça, será um sinal de que as ações de combate à dengue surtiram efeito.

    Diante deste cenário, em que se obteve resultados significativos de alerta e riscos de surto da doença na maioria dos municípios que realizaram o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), destacou-se a importância da intensificação das ações no combate e controle da dengue, durante o período de alta transmissão da doença, visto que, o aumento dos índices pluviométricos e da temperatura também influencia na velocidade de reprodução do mosquito.

    LIRAa aumenta em 66% dos municípios mineiros

    De acordo com o governo de Minas Gerais, dos 27 municípios que já realizavam o LIRAa, em 2010, 25% deles tiveram redução nos números, 66,7% tiveram aumento e 7,4% mantiveram o resultado. O governo atribui o aumento na infestação aos altos índices pluviométricos e ao aumento da temperatura. Nos locais onde os resultados geraram alerta e riscos de surto da doença, as ações de combate foram intensificadas.

    *Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.