Cal Coimbra Cal Coimbra 18/4/2011

Por que as crianças ficam roucas tão cedo?

IlustraçãoA rouquidão na criança pode acontecer mais cedo do que esperamos — às vezes, com nódulos nas pregas vocais —, com níveis de intensidade diferentes. Ela pode aparecer como sinal de alerta em um momento inesperado e ser sem maiores problemas, se ela desaparecer em seguida. Portanto, se essa rouquidão permanecer por mais de quinze dias, aproximadamente, uma avaliação otorrinolaringológica deve ser realizada e uma avaliação fonoaudiológica deve ser indicada.

As pregas vocais são músculos recobertos por mucosa em posição paralela uma em relação à outra. Estão localizadas no interior do laringe, que se unem para a emissão da voz sob a pressão do ar que passa por elas. A rouquidão aparece quando existe uma irregularidade, que pode ser um inchaço na mucosa das pregas vocais. Esse é um fenômeno orgânico, mas existem os fatores psicológicos que podem ser diagnósticos numa avaliação minuciosa sobre o comportamento vocal da criança.

Sintomas como ansiedade, sensação de falta de ar, volume elevado ao tentar contar um fato significativo são exemplos de condutas que podem alterar o comportamento vocal da criança. Neste caso, as crianças costumam compensar com conduta vocal inadequada quando o adulto não lhe dá atenção devida.

Crianças escolares costumam imitar personagens que assistem na TV, como animais e heróis. Por um lado esse comportamento pode até ser interessante, se observarmos a interatividade que faz parte do desenvolvimento psicológico da criança. Quanto à análise da voz, acaba por ser preocupante pelo esforço durante o momento da imitação, principalmente se ela for prolongada. 

É difícil medir a intensidade e controlar a frequência — podemos até nos tornar desagradáveis para a criança, se ficarmos com excesso de controle. Para aliviar esse esforço, orientação paliativa pode ser interessante para diminuir a gravidade que vem acompanhada com esse esforço. Os pais podem oferecer maçã como fruta diária à criança e água, com frequência, para limpar o trato vocal para que as pregas vocais fiquem mais leves e não precisem de tanto esforço para vibrarem.

Programas educacionais que visem orientação podem diminuir consideravelmente o número de crianças que apresentam rouquidão ou outros sintomas relacionados à comunicação.


Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.