Juiz de Fora - MG

Cal Coimbra Cal Coimbra 20/01/2012

A importância do laringe para a identidade pessoal

senado.gov.brO laringe exerce tanta importância para nós, que precisamos estar atentos aos cuidados com suas funções, tanto para a voz quanto para a respiração, além de auxiliar na análise de nossa identidade pessoal. São quatro as suas funções básicas: deglutição, respiração, fonação e proteção das vias aéreas inferiores contra a entrada de alimentos e líquidos na traqueia.

Na deglutição, ocorre o fechamento máximo do laringe. Esse fechamento é necessário para que o alimento não chegue até a traqueia e pulmões, que não são órgãos para a função da deglutição, e sim da fonação

Embora o gasto de energia seja menor, a respiração ocupa a maior parte do tempo das funções do laringe. O ar vem pelas vias aéreas inferiores, que vai produzir som quando atravessar as pregas vocais. Daí, a fonação, função neurofisiológica inata, e se desenvolve ao longo da vida. O som fundamental ocorre ao nível do laringe, som que será transformado em palavra falada ao longo das cavidades de ressonância, faringe, boca e região nasal. Tanto quanto o estado clínico de saúde física, as cavidades ressonanciais também alteram a qualidade nos estados emocionais – pessoas com labilidade emocional tendem a concentrar a voz nas cavidades nasais. Pessoas que usam tons imperativos tendem a concentrar a voz na faringe. O laringe fica sobrecarregado quando pessoas entristecidas, deprimidas concentram a voz nele.

O aumento da velocidade do ar pode causar excesso de pressão entre as pregas vocais durante a fonação. A voz deve ter qualidade agradável, sem ruído para que possa ser emitida sem esforço. Ela traz uma carga emocional que revela nossos sentimentos e emoções. Estar alegre parece ser um caminho confortável e sugere bom tom para a voz. Essa observação parece não ser tão simples para as pessoas que estão ansiosas, entristecidas, ou com outro desconforto emocional. A identificação da nossa voz por análise deve fazer parte de qualquer processo terapêutico. Ela é o espelho vocal da personalidade humana, expressão individual, assim como a impressão digital e a íris dos olhos. É o nosso passaporte para transitar na vida.



Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia. 

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.