Quarta-feira, 16 de setembro de 2009, atualizada às 19h

Juiz de Fora pode seguir contra a tendência nacional de queda no número de casos da nova gripe

Daniele Gruppi
Subeditora

O número de vítimas da gripe suína vem caindo, de acordo com os dados apresentados nesta quarta-feira, 16 de setembro, pelo Ministério da Saúde. O número de notificações, no Brasil, entre 6 a 12 de setembro é 65 vezes menor do que o registrado entre 2 a 8 de agosto. Em Juiz de Fora, a Secretaria Municipal de Saúde prefere aguardar o final da semana para confirmar se a cidade segue a tendência nacional.

O subsecretário de Vigilância Epidemiológica, Ivander Matos, afirma, entretanto, que espera um aumento no número de casos na próxima semana devido à liberação dos eventos. "Temos ainda que considerar o tempo de contaminação na cidade, que ocorreu depois de muitos locais. Vamos avaliar os números com calma."

Para Matos, as estratégias adotadas em Juiz de Fora a fim de prevenir a doença foram positivas. "Toda a rede assistencial foi preparada para impedir a proliferação do vírus H1N1". O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A planeja até o final da semana liberar as cirurgias eletivas da rede pública.

Segundo o subsecretário, a mudança do clima favorece a redução do número de casos. Além disso, o período crítico da Influenza é nas seis semanas de inverno, que compreende os meses de julho e agosto. "O pico da Gripe A deve ocorrer, agora, no hemisfério norte, pois vai começar a esfriar nos países."

A doença em números

Juiz de Fora confirma mais dois novos casos da Gripe A, duas mulheres – uma de 43 anos e outra de 24. Elas eram contabilizadas dentro dos pacientes em suspeição. Assim, a cidade  conta, agora, com nove confirmações de Influenza A (H1N1) notificados ao Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), sendo quatro homens e cinco mulheres. O município também registra oito óbitos, sendo seis suspeitos, um descartado e um confirmado – uma gestante de 34 anos, falecida no último dia 1º de setembro. Outros dezesseis casos já foram descartados.

 No Brasil, entre 25 de abril e 12 de setembro, foram registrados, ao todo, 10.401 casos graves com confirmação laboratorial para algum tipo de influenza, sendo 9.249 (88,9%) positivos para o novo vírus H1N1. Quinhentas e cinquenta e sete pessoas morreram por causa da Influenza A no País. O Brasil está em sétimo lugar na lista dos países com o maior número de mortes pela nova gripe por habitante. Está atrás da Argentina, Chile e Austrália, entre outros.

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes