• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Sexta-feira, 11 de janeiro de 2008, atualizada às 18h40

    Procura por vacinas contra febre amarela contribui para queda de doações de sangue no Hemominas de Juiz de Fora


    Priscila Magalhães
    Repórter

    Se o período de férias é o de estar atento ao cartão de vacinação, também é o de se preocupar em doar sangue. "No período de dezembro a fevereiro há uma queda muito grande no número de doações de sangue. As pessoas estão de férias, viajam, costumam beber e não aparecem para fazer doação", conta o médico do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, Sidney Davi de Lana.

    Porém, para viajar, as pessoas tomam algumas medidas de segurança. Uma delas é se vacinar, o que também contribui para aumentar o déficit de sangue no hemocentro. O medo de um surto de febre amarela também tem feito as pessoas correrem aos postos, mesmo que a dose já tenha sido aplicada em 2001.

    Segundo o médico, as vacinas, assim como os medicamentos, interferem na doação tanto para quem vai doar, quanto para quem vai receber o sangue. "Temos que ficar atentos a quem doa, porque os vírus que são inoculados no organismo podem afetar o exame de sangue, levando a um resultado duvidoso, sem a pessoa estar doente. E quem recebe, também vai receber o vírus que foi inoculado", explica.

    Segundo Sidney, o prazo entre o uso da vacina e a doação de sangue é de 30 dias. Por isso, tenha atenção ao seu cartão de vacinação para não tomar vacinas que ainda não estejam na hora. A Secretaria de Saúde adverte que somente quem for fazer turismo ecológico ou viajar para uma área de risco deve ser vacinado contra a febre amarela.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.