Importância do leite materno é destaqueDados nacionais revelam que o tempo médio de amamentação
passou de 296 para 342 dias

Aline Furtado
Repórter
6/8/2009

Destacar a importância do leite materno e apresentar para a população os benefícios do alimento são os objetivos da Semana Mundial da Amamentação, segundo a coordenadora de unidades do Banco de Leite Humano, Sônia Marta Sanches.

Dados do Ministério da Saúde  mostram que o tempo médio de aleitamento materno, no Brasil, subiu entre 1999 e 2008, passando de 296 para 342 dias. Além disso, o levantamento do Ministério da Saúde revela um aumento médio de um mês no período de aleitamento materno exclusivo, registrado em todo o país, subindo de 24 para 54 dias entre os anos de 1999 e 2008.

Embora Juiz de Fora não conte com dados numéricos sobre a amamentação, a pediatra e coordenadora executiva do Banco de Leite Humano, Márcia Mizrahy, destaca que o retorno de campanhas de incentivo ao aleitamento materno, como a Semana Mundial de Amamentação, por exemplo, tem sido positivo. Segundo a médica, já foi percebido, entre as mulheres, um interesse crescente em estender o tempo do aleitamento, visando a saúde da criança e da própria mãe. 

Devido à capacidade imunológica do leite humano, Márcia Mizrahy destaca a importância  do alimento para os bebês.  "As chances de uma criança alimentada com o leite humano contrair doenças infecciosas e alérgicas diminui muito, visto que a exposição a fatores de risco é menor." Ela acrescenta que é aconselhável que a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. A partir disso, o mesmo pode ser associado a papinhas e frutas.

Um bebê amamentado exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade terá menos chances de adoecer, o que reflete diretamente na vida profissional da mãe, que terá menos faltas no trabalho devido a possíveis problemas de saúde do filho. Além dos benefícios profissionais, a pediatra ressalta, ainda, que a mulher que prolonga o período de amamentação reduz consideravelmente os riscos de desenvolver câncer de mama e de ovário.

Tendo em vista a preocupação em relação ao vírus Influenza A (H1N1), Márcia Mizrahy informa que, segundo orientação do Ministério da Saúde, mães que apresentarem sintomas da gripe suína, ou de qualquer outra virose, deverão fazer o uso de máscara ao amamentar.

 

Programação da Semana

A Semana Mundial de Amamentação é comemorada anualmente em mais de 120 países. Em Juiz de Fora, a programação conta com a exposição de fotografias Mães e amamentação - Amor em todos os momentos. Na solenidade de abertura foi lançado o selo comemorativo aos 18 anos do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora.

O evento, que ocorre na avenida Independência nº 3600, bairro Cascatinha, apresenta um espaço chamado Cantinho da Amamentação, onde profissionais da saúde prestam esclarecimentos e dão orientações a respeito do ato de amamentar.  A Semana vai até este domingo, dia 9 de agosto.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes