Quarta-feira, 04 de junho de 2008, atualizada ?s 18h17

Quase tr?s mil pessoas morreram por c?ncer em quatro anos em JF



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Entre os anos de 2001 e 2005, 2.692 pessoas morreram por causa do c?ncer em Juiz de Fora, segundo dados da Secretaria de Estado da Sa?de de Minas Gerais (SES/MG). Em Minas Gerais, o n?mero ? de 76.293 pessoas no mesmo per?odo. Os tipos de c?ncer mais incidentes, no estado, segundo a SES, s?o o de pulm?o, est?mago, es?fago, pr?stata e c?lon e reto.

Segundo o oncologista geral Jos? Lucas Pereira Junior, dados do Instituto Nacional do C?ncer (Inca) mostram que, nas mulheres brasileiras, os tipos mais incidentes s?o o de pele, mama, colo do ?tero, c?lon e reto e pulm?o. Nos homens brasileiros, o de pele tamb?m ocupa o primeiro lugar, seguido pelo de pr?stata, pulm?o, est?mago e c?lon e reto.

Segundo ele, o que mais mata as mulheres, atualmente, ? o de de mama, que ultrapassou o de pulm?o. Para ele, o fato de os homens consumirem mais cigarro e bebida alco?lica do que as mulheres explica a maior incid?ncia de c?ncer de pulm?o e est?mago no sexo masculino. Al?m disso, ele diz que outros tipos, como o de mama e colo do ?tero, tem atingido bastante as mulheres.

Ele alerta que o importante ? a preven??o, fazendo uso de alimenta??o saud?vel, praticando exerc?cios f?sicos e evitando cigarro e bebida alco?lica. Por?m, ele diz cita a dificuldade em mudar os h?bitos como fator importante para o desenvolvimento da doen?a. "O estresse do dia-a-dia e a correria impedem a mudan?a de h?bitos. Al?m disso, o cigarro ainda passa uma sensa??o de independ?ncia", completa.