Quinta-feira, 29 de outubro de 2009, atualizada às 16h50

Alunos de escolas municipais se submetem à avaliação para detectar obesidade infantil

Aline Furtado
Repórter

Os alunos de escolas municipais de Juiz de Fora estão sendo avaliados para a detecção de obesidade infantil. Serão verificados peso, altura, circunferência da cintura, além de ser realizada a aferição da pressão arterial. Os trabalhos, que tiveram início na última semana, fazem parte do projeto de Atenção à Obesidade Infantil, desenvolvido por uma equipe do Laboratório de Avaliação Física, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

De acordo com a chefe do Departamento de Lazer e Exercício Físico, Jaqueline Fam, o projeto pretende estimular a prevenção e o tratamento de crianças já obesas. A iniciativa foi idealizada devido ao alto índice de sobrepeso apresentado pelos pequenos. "A cada dia que passa a obesidade é detectada em crianças mais novas, o que pode ser explicado pela qualidade da merenda que é levada às escolas."

A avaliação permitirá o levantamento dos estudantes que estão com o peso acima da média considerada aceitável. Estes alunos serão encaminhados para acompanhamento nutricional e para os projetos de esporte desenvolvidos pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). "Será feito ainda um trabalho com as famílias, pois é preciso uma mudança de hábitos alimentares."

Segundo Jaqueline, cerca de 200 crianças, alunos do Caic Rocha Pombo, do bairro Amazônia, já passaram pela avaliação. "Este é um projeto piloto, que deverá ser desenvolvido em todas as escolas da rede municipal. O objetivo é trabalhar a saúde dessas crianças e adolescentes." A escola foi escolhida para início de desenvolvimento do projeto porque já conta com ações referentes à questão da obesidade, oferecendo uma merenda diferenciada e realizando reuniões e palestra sobre o assunto.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.