Exercícios aer?bios proporcionam a perda de até 500 calorias por hora

Por

Exerc?cios aer?bios consomem at? 500 calorias por hora Exerc?cios aer?bios s?o excelentes para quem quer perder peso. Conhe?a os mais praticados e quantas calorias cada um consome, em m?dia

Priscila Magalh?es
Rep?rter
03/09/2008

Cerca de 90% das pessoas procuram os exerc?cios aer?bios (antigamente conhecidos como aer?bicos) com a finalidade de perder peso, segundo o professor e propriet?rio de uma academia de gin?stica em Juiz de Fora, Marcelo Brigatto. Ele explica que estes s?o exerc?cios que contribuem para o aumento da circula??o de oxig?nio no corpo, o que impede o ac?mulo de gordura, j? que ela ? sintetizada pelo oxig?nio.

"Atividade aer?bia ? aquela que aumenta a necessidade de oxig?nio do organismo enquanto ? praticada. Com isso h? maior bombeamento de sangue do cora??o, tornando-o mais forte e menos suscet?vel a doen?as", define ele.

O professor explica que, realmente, esta modalidade de exerc?cio ? a mais indicada para quem quer perder peso. Entretanto, a perda de calorias depende do condicionamento f?sico de cada pessoa, do tempo de atividade, da intensidade do exerc?cio e do clima, j? que em dias mais quentes h? um maior gasto cal?rico para desempenhar a atividade. J? sobre a prepara??o f?sica , ele diz que "quem tem o condicionamento melhor entra mais r?pido no processo de treinamento".

Nos aparelhos

Os exerc?cios aer?bios podem ser praticados na sala de muscula??o ou de condicionamento e em aulas em grupo. Para o primeiro caso, entre os aparelhos usados est?o as tradicionais esteiras e bicicletas. A elas, se aliam os mais novos, como steps, el?pticos e o stepmill. Ele alerta que n?o existe um aparelho melhor que o outro. "Tudo vai depender do tempo e da intensidade", ressalta.

No caso da bicicleta, intensidade quer dizer velocidade e quantidade de carga utilizada. Para a esteira, a intensidade ? a velocidade aliada a um n?vel de dificuldade, como uma inclina??o, por exemplo. Em meia hora de exerc?cio em bicicleta, o gasto cal?rico ?, em m?dia, de 350 calorias. Para a esteira, tamb?m em 30 minutos, o gasto varia entre 350 e 450 calorias.

"A esteira gasta mais calorias, porque o aluno precisa deslocar todo o peso do corpo para frente e movimentar os bra?os para caminhar, sen?o, vai cair no ch?o", explica. No caso da bicicleta, o peso do corpo fica no banco e n?o h? movimenta??o dos bra?os.

O exerc?cio feito no step tamb?m exige bastante esfor?o, consumindo muita energia. Em uma hora, gasta-se, em m?dia, 400 calorias. ? um exerc?cio feito em p?, que alterna a eleva??o dos joelhos, sem retirar os p?s do apoio. "Ele ? muito intenso, porque trabalha os membros inferiores. A for?a vertical provoca um bombeamento muito grande de sangue e treina o cora??o, com gasto de caloria", explica.

O el?ptico e o stepmill s?o semelhantes ao step. Entretanto, o primeiro faz um movimento horizontal, para frente e para tr?s. O gasto m?dio de calorias tamb?m ? de 400 por hora de exerc?cio e levando em considera??o as observa?es sobre as condi?es de cada pessoa e do ambiente. No caso de stepmill, a for?a tamb?m ? vertical e h? um grande gasto energ?tico. O aparelho imita uma escada rolante e os membros inferiores s?o bastante exigidos. "Sen?o fizer for?a para subir os degraus, a pessoa cai do aparelho". Neste caso, o gasto ? de 500 calorias por hora de exerc?cio.

Nas aulas em grupo

Os exerc?cios em grupo mais procurados por quem quer perder peso s?o as aulas de bike, de step, de dan?a, de body combat e de jump fit. S?o realizadas em uma sala apropriada e com muita m?sica.

Nas aulas com step, os alunos fazem movimentos coreografados de subida e descida no step, uma plataforma de madeira ou de pl?stico r?gido. Para aumentar a intensidade dos movimentos e perder mais calorias, pode-se aumentar a altura do banco. Para uma aula de 50 minutos, o gasto ? de cerca de 400 calorias.

A aula de dan?a ? bastante procurada por n?o haver comprometimento com a t?cnica dos movimentos. "As pessoas perdem calorias dan?ando, se divertindo, de forma l?dica e sem press?o. A aula acaba sem que elas percebam", diz Brigatto. As coreografias s?o executadas ao som de m?sicas da moda e bem dan?antes, como o funk e ax?. Em uma aula de uma hora, gasta-se, em m?dia, 300 calorias.

Para quem quer perder mais calorias, o ideal ? a aula de body combat, onde os exerc?cios das artes marciais s?o simulados. A aula tamb?m ? coreografada e muito intensa, j? que os membros inferiores s?o muito exigidos para chutes e deslocamentos em todos os sentidos. Os bra?os s?o trabalhados atrav?s dos socos. Em uma hora, o aluno perde 500 calorias.

Outra op??o ? o jump fit, aula realizada no mini-trampolim. ? coreografada e exige movimentos de bra?os e pernas bastante intensos. "Tem muita eleva??o de joelhos, movimentos de bra?os coordenados com os das pernas e mudan?as de dire??o em cima do trampolim", esclarece o professor. Em uma aula de 40 minutos, elimina-se cerca de 450 calorias.

A bike ? um exerc?cio em grupo que simula pedalada em v?rios percursos, como subida, descida e plano. A bicicleta tem carga, que varia de acordo com a intensidade da aula. Neste caso, ele explica que vai gastar mais calorias "quem executar no ritmo e carga corretos". Entre 40 e 50 minutos de atividade gasta-se, em m?dia, 450 calorias.

Brigatto diz que para perder calorias com os exerc?cios em grupo, o aluno precisa se esfor?ar. "Depende mais dele do que da aula em si. Quem se empolga mais, fazendo movimentos mais fortes, perde mais calorias". Outra dica do professor ? mesclar o maior n?mero de exerc?cios poss?veis, o que possibilita trabalhar todo o corpo.

O tempo m?nimo para que a atividade seja satisfat?ria ? de 30 minutos, pois s?o exerc?cios de longa dura??o. "O ideal ? que os exerc?cios aer?bios sejam praticados tr?s vezes por semana, com dura??o de 30 minutos por dia. Esse ? um treinamento b?sico". Quem estiver com prepara??o f?sica melhor, pode treinar at? todos os dias e descansar um.

Benef?cios

Brigatto explica que todos os exerc?cios citados acima proporcionam os mesmos benef?cios ao organismo. Al?m do aumento da efici?ncia card?aca e pulmonar, h? melhora nos n?veis de colesterol, diminui??o da press?o sang??nea e do peso corporal, melhora o sono e o desempenho f?sico e mental, reduz a ansiedade e o estresse.

Os exerc?cios s? fazem mal quando o aluno apresentar algum problema de ordem m?dica que impe?a a realiza??o de determinado tipo de atividade. Por isso, ? importante que exames m?dicos sejam realizados antes de qualquer atividade f?sica. "O fato de ter problemas n?o anula a atividade. Outras podem ser executadas, de forma menos intensa. O importante ? seguir a recomenda??o m?dica".

Al?m de exames m?dicos, que analisam a press?o arterial e o cora??o, uma avalia??o postural tamb?m precisa ser realizada. "O fisioterapeuta vai avaliar problemas de coluna, joelhos, tornozelos e articula?es, principalmente dos membros inferiores, mais solicitados nos exerc?cios aer?bios".

Para atingir todos os benef?cios esperados, o professor diz que a escolha do cal?ado e da roupa tamb?m ? importante. Ele coloca por terra o fato de que t?nis velho ? mais confort?vel. "Pode at? ser, mas n?o ? o correto para a atividade f?sica. Ter um cal?ado bom, com amortecimento de impacto, ? um investimento em qualidade de vida". E completa. "A maneira correta de pisar ? colocar primeiro o calcanhar no ch?o, depois a planta e por ?ltimo a ponta, massageando todo o p?".

Outro erro cometido por muitas pessoas ? o fato de achar que o suor est? ligado ao emagrecimento. Assim, elas fazem exerc?cios com roupas muito pesadas para transpirar mais. "A rela??o de suor e emagrecimento n?o ? verdadeira. Suor ? ?gua. Depois, quando ela for reposta ao organismo, a pessoa vai ganhar aquele peso que perdeu com o suor". O ideal ? usar roupas leves, de algod?o ou lycra, que favorece a perda de calor e se livrar das roupas mais pesadas logo que come?ar a transpirar.