Queima de gordura é potencializada por quantidade de m?sculos do corpo?

Por

Queima de gordura ? potencializada por quantidade de m?sculos do corpo?

Queima de gordura é potencializada por quantidade de músculos do corpo?

Amanda Beloti 7/11/2019

Afinal, mais músculo queima mais gordura? A resposta é sim! O músculo é o lugar do corpo onde a gordura armazenada é queimada, sendo utilizada como energia. Por isso, mais músculos requerem mais energia. Então quanto mais músculos você tiver, mais calorias e gorduras vai queimar, não importa se você está treinando ou dormindo!

Pesquisas demonstram que cada 0,5Kg de músculo ganho queima entre 30-50 calorias a mais por dia, em média. Baseando-nos no mínimo, de queima de 30 calorias a cada 0,5kg de músculo, chegamos à conclusão simples de que, se você conseguir ganhar 2,5Kg de massa magra (músculo) no seu corpo, isso resultará em uma perda de 0,5Kg de gordura todo mês, sem ter que haver mudanças em sua dieta. Já o ganho de 5Kg de músculo pode dobrar o seu gasto calórico. Cinco quilos de músculo pode até parecer muita coisa, mas lembre-se que essa massa muscular ganha estará espalhada por todo o corpo, o que faz não ser uma conquista muito distante da realidade!

Caso esteja começando a se exercitar agora, se estava sedentário há muito tempo (ou até mesmo a vida toda), se está acima do peso, mas quer ganhar massa e ficar mais magro, comece a treinar de forma bem confortável. Procure um profissional capacitado (fisioterapeuta ou personal trainer) para respeitar o seu tempo, seus limites e para que haja bom senso na prescrição das atividades físicas. Neste primeiro momento o importante é dar início ao treino!

Mas atenção: quando iniciamos uma atividade física buscando fortalecimento muscular, é comum esperarmos que em poucas semanas percamos os quilinhos extras. Mas aí subimos na balança e somos surpreendidos por um aumento de peso ao invés de perda. Mas não se preocupe! Isto é uma coisa boa e envolve a relação entre massa magra (músculo) e gordura.

A realidade é que no início nós não ganhamos PESO, e sim, massa magra (músculo)! Esse fenômeno é super natural e dura por um tempo após o início das atividades. Por esta razão, durante esse período de adaptação do nosso corpo, o espelho é um melhor artifício do que a balança.

E precisamos ficar de olho no nosso metabolismo: a partir dos 30 anos, começamos a perder massa muscular, fazendo com que o metabolismo caia com o passar dos anos (mais ou menos 3% por década!). O resultado são os pneuzinhos indesejáveis onde antes haviam curvas bem feitas e músculos firmes e tonificados. E é aí que afirmamos novamente a importância do fortalecimento para ganho de músculos: os músculos ajudam a eliminar a gordura, usando-a como energia e tonificando a musculatura novamente.

E então? Vamos transformar gordura em massa muscular, antes que a queda do metabolismo tome conta do nosso corpo?

Aguardo vocês para iniciarmos programas de fortalecimento!!!

Obrigada pela leitura e até a próxima!