Sexta-feira, 4 de junho de 2010, atualizada às 11h

Faixa etária de doadores de sangue pode ser ampliada

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A faixa etária que permite doações de sangue nos Hemocentros do Brasil engloba hoje pessoas entre os 18 anos até os 65. Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Ministério da Saúde pretende consultar a população a fim de ampliar os eixos de doadores para jovens de 16 a 17 anos (mediante autorização dos pais) e idosos de 65 a 68 anos. A medida faz parte da nova Política de Procedimentos Hemoterápicos e a consulta permanece online até o dia 2 de agosto.

Segundo a hematologista Andrea de Magalhães Nicolato, essa ampliação irá contribuir bastante para o banco de sangue. "A medida trará benefícios. A população mais jovem não faz uso de medicamentos e já é uma realidade que os mais idosos possuem melhor saúde, são atletas e praticam exercícios físicos." Sobre o público com 65 anos, a médica ressalta que é um pesar quando alguém recebe a carta dizendo que não pode mais doar, sendo que a pessoa possui plenas condições.

Em Juiz de Fora, a população total, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, é de 526.706 pessoas. Desse montante, cerca de 43.673 jovens possuem idade entre 15 a 19 anos e 12.203 idosos estão na faixa de 65 a 69 anos. A projeção não é oficial e foi feita com base nos dados do IBGE sobre a evolução populacional de 2007.

Fidelização

Andrea destaca que, mesmo com a permissão de doação acima dos 18 anos, o projeto Doador do Futuro, realizado há 18 anos no Hemocentro, tem a função de conscientizar e informar alunos de escolas sobre a importância da doação de sangue. "Com o projeto, trabalhamos a fidelização do doador desde cedo, promovendo o engajamento do jovem com idades inferiores", explica a hematologista. 

Saiba como responder

Para responder à enquete, o usuário deve acessar o link do Ministério da Saúde e efetuar o cadastro no campo Cadastro. Após, deve clicar em Escolha da Consulta e selecionar a opção Contribuir, no campo referente à Consulta Pública sobre Portaria do Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. Confira abaixo o roteiro passo a passo.

Site Ministério da Saúde Site Ministério da Saúde Site Ministério da Saúde

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF