Terça-feira, 10 de agosto de 2010, atualizada às 17h45

Vereadores mirins propõem melhoria no atendimento à saúde

Clecius Campos
Repórter

Os vereadores mirins da Câmara Municipal de Juiz de Fora tiveram uma conversa de gente grande na tarde desta terça-feira, 10 de agosto. O grupo apreciou 28 propostas relativas ao bom atendimento à saúde, escritas em conjunto com as escolas que representam.

Por vezes, a palavra era concedida aos pequenos legisladores para ajustarem textos, agruparem ideias e retirarem propostas. As proposições em consenso foram aprovadas e aquelas que precisaram de nova redação serão conferidas na próxima reunião do grupo, no dia 1º de setembro. Na ocasião, será discutido o segundo tópico envolvendo a saúde, o do saneamento básico como medida de prevenção de doenças.

Entre as proposições apresentadas, destaque para a contratação de mais profissionais da área, para a ampliação do horário de funcionamento nas Unidades de Atenção Primária (Uaps) e a valorização do Programa de Saúde da Família (PSF). Melhor condição de trabalho para médicos, enfermeiros e profissionais da saúde também foi ponto de concordância, assim como oferecer mais qualificação a médicos e a atendentes de balcões para o trato com o usuário. Para facilitar o acompanhamento médico, foi sugerida a criação do prontuário online para todos os pacientes.

O combate às endemias, principalmente à dengue, foi mencionado, com a solicitação de retorno do "plantão da dengue" em toda a cidade, inclusive na Zona Rural. Na área de pronto atendimento, foi proposta a triagem no momento de atendimento e a criação de filas diferenciadas, conforme a urgência. Os pequenos contestaram ainda o tempo de espera nas Unidades de Pronto Atendimento à Saúde (UPAS).

As questões apresentadas passaram por duas novas proposições. A primeira, a construção de unidades de saúde em bairros descobertos de atendimento. A segunda, a revisão do plano de cargos e salários dos profissionais da saúde, a fim de que os servidores tenham motivação para preencher os cargos e para exercer suas funções.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken