• Assinantes
  • Saúde

    Bebidas isotônicas podem provocar erosão ácida nos dentes Erosão pode ocasionar, após consumo excessivo e por período prolongado, opacidade, sensibilidade dolorosa, além de problemas estéticos e funcionais

    Aline Furtado
    Repórter
    11/10/2010
    Sorriso

    As pessoas que têm o hábito de ingerir, com frequência, bebidas isotônicas, devem ficar atentas ao risco de desenvolverem erosão ácida nos dentes.

    Isto porque estas bebidas apresentam alto grau de acidez, ultrapassando, inclusive, os índices apresentados por refrigerantes. Quanto mais ácidos, maior o risco de bebidas e alimentos causarem mais problemas dentários.

    Uma pesquisa desenvolvida recentemente pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), demonstrou que pode haver perda mineral nos dentes após a exposição a bebidas isotônicas. A erosão ácida pode ser percebida na transparência das pontas dos dentes anteriores.

    No estudo, segundo explica o dentista, coordenador da pesquisa e professor da UEPB, Alessandro Cavalcanti, foram comparados alguns tipos da bebida com água destilada. "As pessoas que fazem o uso de isotônicos, como atletas, por exemplo, não têm consciência disso." O problema pode ser ocasionado devido ao consumo excessivo e por período prolongado.

    As lesões erosivas ocorrem devido ao baixo pH, que indica se uma solução líquida é ácida, neutra ou básica/alcalina. Cavalcanti lembra que todos os líquidos e alimentos que têm pH abaixo de 5,5 podem ser nocivos para o esmalte dos dentes. A erosão compromete os tecidos dentários, prejudicando a dureza do esmalte do dente, o que pode acarretar opacidade, sensibilidade dolorosa, além de problemas estéticos e funcionais.

    O dentista de Juiz de Fora, Gustavo Cruz, explica que o problema é causado justamente devido ao fato de as bebidas isotônicas serem ingeridas aos poucos e várias vezes por dia. "O fato de a ingestão ocorrer em pequenas quantidades e em período prolongado acaba por fazer com que a saliva não consiga neutralizar o pH da boca, que fica ácida." Com isso, enquanto o pH está inferior a 5,5, os dentes vão perdendo cálcio e fosfato. A escovação ou mesmo a ação da língua pode provocar a corrosão.

    As lesões são mais amplas do que profundas, contudo, podem chegar até a dentina, que é a camada mais interna do dente, o que gera a sensibilidade e pode causar o desgaste, fazendo com que o dente lesado fique menor que os outros. Esta diferença pode, inclusive, provocar a alteração na mordida. No caso de pessoas que sofrem de refluxo, o uso de isotônicos tende a complicar a situação. "Se associado à acidez interna, a resultado na boca pode ser ainda mais severo", destaca Cruz.

    Cáries

    Além da erosão ácida, o uso excessivo de bebidas isotônicas compromete a saúde dos dentes devido à possibilidade de aparecimento de cáries, as quais podem ser ocasionadas devido aos carboidratos e aos açúcares. Segundo Cruz, as cáries não ocorrem exclusivamente pelo consumo dos açúcares. "A atenção deve estar voltada ao fato de a bebida ser ingerida várias vezes ao dia, o que faz com que a boca não esteja neutra."

    Recomendação

    Diante dos resultados obtidos, a indicação é que o uso de isotônicos, assim como refrigerantes e  sucos de frutas in natura e industrializados, seja moderado. Outra dica é intercalar a ingestão de bebidas isotônicas com água.

    Saliva ácida

    Cruz lembra ainda que existem casos em que a saliva tem o pH ácido, o que, por sua vez, pode trazer problemas aos dentes. "São casos raros e contornáveis, mas que, se não tratados, podem também acarretar a erosão ácida."

    Compare
    BebidaspH
    Bebida isotônica sabor tangerina 2,03
    Refrigerante de cola 2,36
    Bebida isotônica sabor limão 2,92
    Refrigerante de cola light 2,65
    Refrigerante de guaraná 3,06
    Suco de acerola 3,24
    Refrigerante de guaraná light 3,54
    Suco de laranja 3,63
    Iogurte 3,99
    Vitamina C 4,49

    Fonte: UEPB

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.