Terça-feira, 5 de abril de 2011, atualizada às 19h

Serviços odontológicos gratuitos voltam a ser oferecidos pela UFJF

Aline Furtado
Repórter

Moradores do entorno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além da população que reside em outras localidades da cidade, voltaram a contar com os serviços odontológicos de especializações diversas, oferecidos pela Faculdade de Odontologia. O atendimento a especialidades diferentes da ortodontia não estava sendo feitos em função das férias da instituição.

Entre os atendimentos oferecidos de forma gratuita estão endodontia, ortodontia, odontopediatria, radiologia, periodontia, dentística, além do pronto atendimento a urgências e dos serviços referentes às disfunções da articulação temporo mandibular (ATM).

Todos os procedimentos são realizados por acadêmicos da Faculdade de Odontologia, com acompanhamento de professores do curso. No caso de moradores de bairros localizados no entorno do campus da UFJF, basta que o paciente vá à faculdade com um comprovante de residência. Já com relação aos demais bairros, os encaminhamentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps).

Após o atendimento inicial, o paciente passa por uma triagem, a fim de que sejam verificadas as necessidades. Em seguida, o paciente é direcionado a uma lista de espera para que, em seguida, receba o atendimento. Segundo o diretor da Faculdade de Odontologia, Antônio Márcio Resende do Carmo, o tempo de espera varia conforme o serviço necessário, já que em alguns casos a demanda é maior.

Os atendimentos pelo SUS são realizados de segunda a sexta-feira, entre 8h e 10h. Já os serviços referentes às especializações oferecidas são feitos de segunda a sexta, em horários que variam entre 8h e 12h e 13h e 17h.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.